Programação Cultural da UFLA contou com curso sobre obras de Beethoven

Ludwig van Beethoven é um dos pilares da música clássica. O alemão é considerado um dos compositores mais influentes e respeitados de todos os tempos, pelo conteúdo musical de suas obras.

Mesmo sendo tão importante, poucas pessoas conhecem sua história e até mesmo seus trabalhos. Pensando nisto, a Coordenadoria de Cultura da Proec está oferecendo o curso “Beethoven: uma vida de música”. Uma vez por mês, a turma se reúne com o regente Daniel Paes de Barros para conhecer não só a obra de Beethoven, mas também a sua vida, através das sinfonias.

Daniel é formado em Música e ministra uma aula sobre História da Música, onde discute sobre vários compositores. Durante um destes encontros precisou falar sobre Beethoven e o assunto estendeu-se mais do que imaginava. Assim, surgiu a ideia de criar um curso voltado especificamente para a história do alemão.

A cada reunião, uma sinfonia é ouvida e depois discutida. Mas a discussão não fica restrita apenas ao trabalho do compositor. Aspectos da época, como o que a sociedade esperava ouvir, também são pontos de debate.

Para Daniel, Beethoven é considerado um gênio e, através das sinfonias, tenta mostrar para a turma o porquê disso. No total, nove sinfonias foram finalizadas e a décima ficou pela metade, pois ele não teve tempo de terminar. A escolha desse gênero musical como base para as discussões se deu pela sua popularização. Segundo Daniel, ele poderia ter escolhido, por exemplo, as sonatas, mas as sinfonias são um estilo mais comum e mais apreciado pelo público.

O curso, que já está em seu quarto encontro, é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo Sig UFLA. A entrada é gratuita.

Texto: Laís Diniz – jornalista, bolsista DCOM/Fapemig.