Quarteto Guignard é atração no salão convenções da UFLA

Com o auditório do salão de convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) lotado, o Quarteto Guignard apresentou um concerto instrumental de viola, violinos e violoncelo nessa segunda-feira (21/5).

O público conferiu obras de um dos maiores mitos da música clássica Ludwig Van Beethoven, além dos compositores tchecos Bedrich Smetana e Erwin Schulhoff, interpretado por quatro instrumentistas da orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Pela terceira vez na universidade, a vinda do Quarteto Guinard  à cidade integra o Projeto de Interiorização Cultural do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em parceria com a universidade.

Segundo o presidente do Crea-MG Cultural, Ederson Bustamante, a boa receptividade da comunidade acadêmica e moradores de Lavras já é referência para o quarteto. “Desde a primeira vez que viemos, sempre insistiram para que retornemos. Para nós, impressiona que até numa segunda-feira e no frio mais de 200 pessoas vieram nos prestigiar”, comemorou.

A articulação para a UFLA receber o projeto iniciou em 2015. Para o coordenador de cultura da universidade, Luiz Carvalho, o espetáculo abre novos rumos para os alunos da UFLA. “A apresentação fornece um estímulo fantástico aos nossos estudantes músicos, bem no momento em que estamos construindo a orquestra da UFLA”, frisou.

Com público de todas as idades, o espetáculo foi  elogiado por quem esteve presente. Nem o frio impediu a administradora Alesssandra Vilela, de 58 anos, de assistir ao concerto com as filhas Maria Eduarda e Ana Paula, de 6 e 8 anos, respectivamente. “Me emociono muito com a música clássica e acredito ser uma oportunidade fundamental para toda nossa família. Espero que haja novos eventos como esse”, comentou.

Saiba mais

O Quarteto Guignard foi criado em 2017. A venezuelana Joana Bello e o belo-horizontino Rodrigo Bustamante são os responsáveis pelos violinos. O filipino Gerry Varona é o encarregado da viola. A paraense Camilla Ribeiro completa o quarteto com os graves do celo.

A apresentação faz parte do Projeto Interiorização Cultural, que tem a finalidade de levar às cidades do interior de Minas Gerais, nas quais o Crea Minas possui inspetorias ou escritórios de representação, eventos culturais como concertos de música clássica, shows de música popular de qualidade e tradição e narração de histórias literárias dos grandes escritores da literatura brasileira. O projeto teve início em 2013.

Pollyanna Dias- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig.