Projeto de popularização da ciência busca deixar a Engenharia de Materiais mais próxima de estudantes do ensino médio

Palestra sobre nanotecnologia realizada na UFLA para estudantes integrantes do BIC Júnior e estudantes de escolas públicas em geral.

Um projeto de popularização da ciência desenvolvido na Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem levado informações sobre a área das engenharias a estudantes do ensino médio. Com a denominação de “Engenheiros do Amanhã”, o projeto foi contemplado pela chamada 07/2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Estudantes do primeiro ano do curso de Engenharia de Materiais, coordenados pelo professor Juliano Elvis de Oliveira, ganham o desafio de ir às escolas proferir palestras para divulgar conceitos de ciência dos materiais, engenharia de materiais e nanotecnologia. Os alunos do ensino básico podem, assim, compreender como essas áreas do conhecimento estão presentes em seu cotidiano.

Para garantir que os temas se tornem mais compreensíveis, os pesquisadores desenvolveram kits didáticos para dar suporte às palestras. Com o objetivo de despertar o interesse por meio da tecnologia, os kits são construídos a partir de conceitos das ciências básicas que os alunos estudam nas salas de aula, nas disciplinas de química,  física e matemática. O primeiro kit elaborado aborda as propriedades elétricas dos materiais e sua importância para instalações elétricas prediais (veja foto).

Primeiro kit didático desenvolvido pelo projeto. aborda as propriedades elétricas dos materiais e sua importância para instalações elétricas prediais.

Até o momento, seis palestras já foram realizadas em diferentes escolas da cidade. No fim de março, os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Eliton Meideiros e Amélia Santos, da área de Engenharia de Materiais, estiveram na UFLA, pelo projeto, com a finalidade de conversar com estudantes de ensino médio sobre temas como nanotecnologia e reciclagem com polímeros. Escolas públicas da cidade foram convidadas, bem como os estudantes que integram o Programa Bic Júnior. Foram mais de 60 participantes na atividade, que ocorreu no auditório do Departamento de Agricultura (DAG).

Eliton falou sobre a nanotecnologia e suas aplicações no dia a dia, enfatizando os resultados que ela pode trazer à sociedade. Ele disse já ter o hábito de abordar o tema com públicos da educação básica, mas ressaltou que o desafio é maior quando o público é misto – “estudantes de ensino médio e estudantes de graduação e pós-graduação juntos, como encontramos aqui, é algo que exige ainda esforço na busca por uma linguagem que atenda a todos”. Amélia também disse que já é hábito para ela falar sobre educação ambiental, até mesmo no ensino fundamental. “Às vezes é difícil despertar a atenção dos estudantes, mas nem considero essa dificuldade como sendo tão grande, porque eles se mostram sempre tão interessados”.

Atuam nesse projeto de popularização da ciência da UFLA cinco estudantes de graduação, quatro professores e um servidor técnico administrativo.

Apostando na comunicação pela web

Aliado ao projeto de divulgar a ciência por meio de palestras e materiais pedagógicos específicos, há um projeto de extensão, também coordenado pelo professor Juliano, pelo qual um canal na Internet foi lançado. Um grupo de estudantes de graduação produz vídeos que buscam explicar de forma descontraída e simplificada conceitos de engenharia. O material audiovisual tem o potencial não apenas de chamar a atenção dos estudantes do ensino básico para os temas das engenharias, como também de auxiliar os estudantes de graduação em sua adaptação inicial ao curso de Engenharia de Materiais e seus conteúdos. Conheça o canal: Engenheiros do Amanhã.

A projeção é de que seja lançado 1 vídeo a cada 15 dias. Porém, na atual fase do projeto, a equipe está em período de testes para identificar o formato e a duração de vídeo que irão garantir melhores resultados junto ao público. A previsão é que dois novos vídeos sejam disponibilizados ainda nesta semana.