Ciência em Prosa: lançada revista de jornalismo científico produzida pela Dcom/UFLA

A revista Ciência em Prosa está disponível na versão digital.

A Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA), desde 2017, tem obtido resultados positivos com o projeto de popularização da ciência organizado pelo Núcleo de Divulgação Científica, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). E, após meses de intenso trabalho foi possível o lançamento de mais um produto – a primeira revista de jornalismo científico da Universidade: Ciência em Prosa. Uma revista semestral que irá concentrar algumas das pesquisas da Instituição.

Professores, estudantes e outros colaboradores da UFLA não medem esforços para realizar inúmeras pesquisas em prol da sociedade. Um trabalho que é desenvolvido diariamente, fazendo com que a Universidade seja referência nas mais distintas áreas do conhecimento. Atualmente, são mais de 1.300 projetos de pesquisa cadastrados na UFLA.

Esse universo de investigação promove avanço no conhecimento, permite a identificação de soluções para problemas práticos e sociais, gera tecnologias e desafia criticamente concepções que precisam ser alteradas para que a humanidade siga seu curso em busca de um mundo melhor. Pesquisa, em médio ou longo prazo, gera inovação e novos produtos, que têm impacto na qualidade de vida dos cidadãos.

E tão importante quanto fazer as pesquisas é divulgá-las, torná-las acessíveis. Se a pesquisa é financiada pela sociedade e busca, em última instância, atender às demandas dos cidadãos, é fundamental que o conhecimento científico chegue a todos, transpondo a linguagem dos periódicos científicos especializados e penetrando no dia a dia, suscitando o diálogo entre as pessoas.

Para finalizar, a Dcom agradece a todos aqueles que investiram tempo, recursos e boa vontade para que este projeto pudesse crescer a esse ponto: à Fapemig; aos profissionais da Fundecc, que dão suporte à Dcom na gestão dos recursos; à Direção Executiva da UFLA; à Pró-Reitoria de Pesquisa; ao Conselho PopularizaCiência; aos bolsistas da Fapemig, que vibram a cada apuração das pesquisas; à equipe de profissionais e estagiários da Diretoria de Comunicação (aos que permanecem e aos que já partiram para outros desafios, mas participaram da gênese do projeto), aos professores e estudantes que abriram seus trabalhos ao conhecimento público.

Acesse a revista Ciência em Prosa: https://issuu.com/dcom-ufla/docs/revista-ciencia-em-prosa-01-web

Núcleo de Divulgação Científica

Faltava à UFLA uma estrutura específica para organizar, promover, incentivar e valorizar as ações de comunicação pública da ciência, tecnologia e inovação, ou seja, uma equipe capaz de oferecer novos e eficientes canais de comunicação para a popularização da ciência e quebrar as barreiras existentes entre a ciência e a sociedade.

Era necessário possibilitar que o conteúdo gerado na comunidade acadêmica fosse disponibilizado à sociedade com uma linguagem mais acessível, além de sanar dúvidas e apresentar importantes informações a todos os públicos. Com a estruturação do Núcleo de Divulgação Científica, a UFLA passou a ter o incentivo necessário para apoiar ações de popularização da ciência por meio de matérias especiais, vídeos e ações.

O Núcleo conta atualmente com dois bolsistas Fapemig, e o apoio dos jornalistas e estagiários da Dcom e do Conselho Consultivo das Ações de Popularização da Ciência, formado por professores e estudantes de pós-graduação.

E as novidades não param por aqui. A expectativa para os próximos meses é a inserção de spots na Rádio Universitária e a criação de um portal web, tudo para uma ampla divulgação da ciência.