Estudantes do curso de Química desenvolvem projetos que atingem escolas da rede estadual de Lavras

Oficina de stencil com estudantes

Estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveram um material didático para a abordagem de conceitos científicos com alunos da Educação Básica da Escola Estadual Firmino Costa. A proposta surgiu no âmbito das disciplinas “Espaços Não Formais de Educação em Ciências” e “Estágio Supervisionado IV”, nas quais os estudantes da UFLA Richard, Gabriella e Gustavo construíram uma linha do tempo com imagens feitas com stencil para abordar aspectos ligados à história e evolução da Química e da Ciência, além de problematizar mitos e concepções sobre o cientista e a atividade científica.

O material construído – que inicialmente seria exposto apenas no Museu de História Natural da UFLA – levou os estudantes a ampliarem suas perspectivas em parceria com a professora Juliana Andrade Santiago, da Escola Estadual Firmino Costa. O material também foi levado ao Projeto Ecoar – Atitudes Socioambientais, ocorrido no dia 15 de junho, na Praça Dr. Augusto Silva.

Além deste trabalho, no âmbito do subgrupo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Departamento de Química (Pibid-Química), foram desenvolvidas outras propostas pedagógicas diferenciadas para o Ensino Médio, a fim de discutir conceitos químicos relacionados ao cotidiano dos estudantes, auxiliando no processo de aprendizagem.

Linha do tempo

O tema “Energia”, por exemplo, foi abordado em nove aulas com 120 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Firmino Costa, onde foi valorizado o desenvolvimento de pensamento crítico; abordagens pautadas na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte, o saber e a cidadania. Por fim, buscando estimular o interesse pelo conhecimento e pela prática científica, foi realizada uma atividade de iniciação científica na UFLA junto ao Departamento de Engenharia Florestal, sob a orientação do professor Rafael Mendes, para a obtenção de materiais a partir de resíduos lignocelulósicos.

Rafael de Paiva, estagiário Dcom/UFLA