II Simpósio de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Pública é realizado na UFLA

Nessa segunda-feira (11/6) foi realizado o II Simpósio de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Pública (II Siegep), no Anfiteatro do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA). Promovido pelo Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp) do DAE, o simpósio teve como tema central “Ambientes de Inovação no Setor Público”.

Com o objetivo de difundir o conhecimento nas áreas de inovação, empreendedorismo e gestão pública, a segunda edição do evento reuniu cerca de 90 participantes, entre discentes da graduação e pós-graduação, professores e diferentes profissionais da comunidade lavrense, interessados em discutir a temática.

As atividades foram iniciadas no período da tarde com a apresentação de artigos completos, na modalidade oral, além de trabalhos em forma de pôsteres. Já no período da noite, a solenidade de abertura foi realizada pela coordenadora do núcleo e professora do DAE, Daniela Meirelles Andrade, que na ocasião, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do papel da universidade em promover o intercâmbio entre diferentes setores, órgãos e instituições.

O diplomata Juliano Alves Pinto iniciou a palestra “Diplomacia da Inovação”, abordando o conceito de inovação dentro do Ministério de Relações Internacionais (ou Itamaraty): “Essa área de inovação é uma área nova dentro do Itamaraty. O conceito de inovação foi trazido por mim quando voltei de São Francisco, em vista da experiência que outros países já vêm fazendo, principalmente a China (…). O Brasil precisa percorrer um caminho semelhante se quiser continuar de alguma forma competindo internacionalmente nessa área”. Além disso, apresentou a relação existente entre inovação e diplomacia e o papel do Itamaraty, que é o responsável pela atuação do Brasil no exterior.

Ao final, foi realizada a mesa redonda “O Público e o Privado nos Ecossistemas de Inovação”, com a participação do palestrante, Juliano Alves Pinto; o coordenador do núcleo e professor do DAE, Dany Flávio Tonelly; o professor do Departamento de Direito (DIR/UFLA), Felipe Guerra David Reis; a professora do DAE, Eloísa Helena de Souza Cabral; o membro do grupo e doutor em Administração pela UFLA, Daniel Leite Mesquita; e o mestre em Administração Pública pela UFLA, Herman Resende Santos.

O simpósio teve o apoio do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA/UFLA), Programa de Pós Graduação em Administração Pública (PPGAP/UFLA), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFLA) e DAE.

Texto: Luciana Tereza