UFLA ensina técnica de aprumos de cavalos durante feira agropecuária de Minas Gerais

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) amplia cada vez mais suas ações de extensão e reconhecimento no mundo do agronegócio. Dessa vez, o Núcleo de Estudos de Equideocultura (Nequi) do Departamento de Zootecnia (DZO) promoveu minicursos sobre técnicas de avaliação de aprumo de equídeos durante a 58ª Exposição Estadual de Agropecuária – a principal do setor -, realizada em Belo Horizonte, no período de 22 a 27 do mês passado.  

Na ocasião, a equipe ofertou dez aulas sobre como analisar os membros de cavalos, mulas e jumentos  para cerca de 300 participantes da feira, incluindo criadores, profissionais do agronegócio, leigos na área e crianças. Para isso, sete linhas de referência para análise da direção dos membros dos equídeos foram aplicadas nas raças expostas na feira, como mangalarga machador, campolina,  pampa, jumento pêja, pôneis brasileiros e piquira.

 A professora do DZO e orientadora do Nequi, Raquel Moura destaca que a atividade criou oportunidades de reciclagem de conhecimentos sobre técnicas empregadas no julgamentos de equídeos em exposições agropecuárias.   “Cumprimos a missão de ensinar como se analisa a direção correta que têm os membros e sua função para a eficiência, marcha e corrida dos cavalos”, ressalta. 

A ação ainda ofereceu às famílias a possibilidade de ter contato com o mundo rural. “O século XXI é o primeiro em que o cavalo não é o principal meio de transporte. Se antes todos sabiam a importância do animal, hoje muitas pessoas acham que ele é restrito ao lazer e não como um setor de produção”, explica.   

Durante a exposição, a equipe do Nequi também entregou folhetos didáticos para o público. A iniciativa contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), que disponibilizou o micro-ônibus laboratório para garantir o suporte do grupo. 

Entenda

A Exposição Estadual Agropecuária tem o objetivo de valorizar o agronegócio, reunir criadores e pecuaristas inclusive de outros estados, propiciando vendas de animais e intercâmbio de informações que agregam valor ao setor. A programação incluiu exposição e premiação de bovinos, equídeos, caprinos e ovinos, além de leilões e cursos técnicos. 

 

 

 

 

 

 

Imagem: NEQUI 

Pollyanna Dias, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig