Praec informa sobre horários de menor fluxo no RU

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), buscando identificar de forma mais precisa o fluxo de usuários do Restaurante Universitário (RU), aplicou uma pesquisa para avaliar o tempo espera, tanto o transcorrido na fila do setor de Arrecadação (onde são comprados os créditos para almoço), quanto o tempo de permanência na fila para almoço.

Com os resultados da primeira coleta de dados, a Praec já disponibiliza à comunidade acadêmica as informações sobre os horários de maior pico de movimentação por dia da semana. O objetivo é ajudar as pessoas que têm a possibilidade de programar um melhor horário para alimentação a escolher momentos de fluxo mais tranquilo.  A pesquisa terá uma segunda fase de coleta, para observação se haverá alteração nos registros após a disponibilização dessas informações à comunidade.

Em resumo, os dados mostram que o maior tempo de espera para alimentação é entre 11h45 e 12h15; e para o setor de Arrecadação, a maior espera é entre 11h15 e 11h45. Há alteração significativa no fluxo de pessoas especialmente às sextas-feiras.

A pesquisa

O levantamento foi feito durante duas semanas, em dias úteis. A cada 15 minutos cartões de controle eram entregues aos dois últimos integrantes de cada uma das filas. Quando eles entregavam os cartões aos atendentes (da Arrecadação ou da catraca do RU), era possível registrar e apurar o tempo de espera.

Confira abaixo os gráficos com os fluxos por horário e dias da semana (clique para ampliar)

Eixo vertical – tempo/ Eixo horizontal – horas