UFLA promove Semana do Meio Ambiente: abertura oficial ocorreu nesta terça-feira

Abertura oficial

Teve início na tarde desta terça-feira (5/6) a Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal de Lavras (UFLA); evento promovido pela Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra), por intermédio da Diretoria de Meio Ambiente, e apoio da Diretoria de Comunicação (Dcom). A abertura oficial ocorreu no anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG).

O diretor de Meio Ambiente, Leandro Coelho Naves, destacou a importância de repensar a nossa forma de consumo. “Esse é um importante momento de passarmos a pensar diferente. E ainda aproximar a comunidade acadêmica das nossas ações ambientais institucionais”. O presidente da Agência Nacional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande e presidente da Fundação Educacional de Lavras, professor João Antônio Argenta, também enfatizou a relevância do evento, principalmente por conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente.

Também esteve presente na abertura o secretário municipal de Meio Ambiente, professor Luiz Antônio Bastos de Andrade, que salientou as ações realizadas entre a UFLA e a prefeitura de Lavras. “A UFLA respira meio ambiente e temos muitas ações conjuntas”.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, aproveitou a ocasião para resgatar um projeto de extrema relevância que tem sido realizado em parceria com a Prefeitura, o Plantadores de Rios. “Agora vamos intensificar esse trabalho e a meta que colocamos na nossa última reunião, realizada nesta semana, é de recuperar 200 nascentes até abril de 2020”. O professor ressaltou ainda a importância de a Universidade praticar aquilo que ensina aos seus estudantes. “O nosso Plano Ambiental iniciou com esse pilar, de aplicar os nossos estudos. Além de atender a questão ambiental ele possibilitou uma significativa economia de recursos, funcionando também como um plano anticrise”.

Palestra do professor Mateus Matos

Após a cerimônia de abertura, o professor Mateus Pimentel de Matos, do Departamento de Engenharia (DEG), ministrou a palestra intitulada “Resíduos sólidos e águas residuárias: problema ambiental ou oportunidade agrícola?”. O professor destacou a importância de se aproveitar a água residuária na agricultura, que possibilita uma economia circular e redução de impactos ambientais, além de gerar maior produtividade ao possibilitar maior retenção de nutrientes.

Outras atividades serão realizadas na UFLA nesta semana em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5/6, com objetivo de conscientizar a comunidade na busca de um desenvolvimento ambientalmente sustentável. Além da cerimônia oficial de abertura serão realizadas mobilizações no Centro de Convivência e visitas técnicas às estações de tratamento de água e esgoto, e ao Laboratório de Gestão de Resíduos Químicos. De acordo com a Diretoria de Meio Ambiente, o objetivo é apresentar aos estudantes, professores, técnicos administrativos e demais colaboradores, o desenvolvimento do Plano Ambiental da UFLA – projeto reconhecido internacionalmente –, além de educar a comunidade em prol da preservação do meio ambiente.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente:

7 e 8 de junho
Ação Ambiental
Local: Centro de Convivência da UFLA

7 e 8 de junho
Visitas técnicas com certificado (Inscrição via SIG. Vagas limitadas)

Local: Estação de Tratamento de Água
Visitas dia 7/6 – 8h30, 9h30, 10h30, 14h e 15h – 20 pessoas