Nota da Reitoria da UFLA- ponto facultativo para técnicos, funcionários e docentes

Prezados membros da comunidade da UFLA,

Devido ao agravamento das condições de locomoção na cidade, inclusive com o decreto de estado de emergência publicado pela Prefeitura Municipal de Lavras, e com a total falta de perspectivas de abastecimento dos postos de Lavras e região (com combustíveis de toda espécie), a Diretoria Executiva realizou ainda hoje (28/5) uma nova pesquisa, constatando que com o aumento da precariedade e insegurança das condições de locomoção das pessoas para chegar a seus postos de trabalho na UFLA e pelo esforço hercúleo de nossa comunidade de técnicos, funcionários e docentes, integralmente comprometidos com o trabalho e o desenvolvimento institucional, e face às notícias divulgadas no período noturno desta segunda-feira (28/5), as quais deixaram claro que não haverá condições mínimas de locomoção, é necessário estabelecer:

1. Ponto facultativo nos dias 29/5, 30/5 e 1/6;
  2. Manter em funcionamento na Instituição os serviços essenciais, exemplificando alguns como: Diretoria de Comunicação; Restaurante Universitário; transporte emergencial; almoxarifado; estação de tratamento de água; estação de tratamento de esgoto; tratamento de animais; Hospital Veterinário e Clínica Cirúrgica; irrigação de plantas e experimentos; serviços de internet; gestão da informação e banco de dados básicos na DGTI; vigilância; serviços de manutenção emergencial e também o Núcleo da Direção Executiva, composto pelos pró-reitores e diretores acadêmicos e administrativos. Com relação aos serviços de zeladoria e manutenção, a definição ficará a cargo do pró-reitor da Proinfra.

Por fim, estaremos avaliando permanentemente a situação para tomadas de novas decisões se necessárias.

Solicitamos a todos que busquem informações constantemente no site oficial da Instituição.

José Scolforo

Reitor

Confap e universidades italianas lançam chamada para mobilidade na Itália- inscrições abertas

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e a Universidade de Bolonha, representando a rede de universidades italianas, lançaram a Chamada Pública para mobilidade Mobility Confap Italy – MCI 2018.

Pesquisadores doutores e estudantes de mestrado e doutorado podem concorrer a uma oportunidade de bolsa de pesquisa em universidades italianas. Os interessados devem preencher formulário de candidatura no site até o dia 31 de julho de 2018.

O fomento oferecido aos pesquisadores brasileiros será realizado por meio de bolsas e os valores serão determinados por regulamentos próprios de cada Fundação. As instituições italianas disponíveis para mobilidade podem ser consultadas no site do MCI. Os critérios avaliados em cada proposta estão descritos no edital.

Acesse aqui a Chamada Mobility Confap Italy – MCI 2018.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail confap.mci@gmail.com ou no site.

Luciana Tereza- estagiária Dcom/UFLA.

UFLA suspende atividades acadêmicas, processos seletivos e concursos até quarta-feira (30/5)

Diante da continuidade do movimento nacional de paralisação dos caminhoneiros e do consequente desabastecimento na região, as atividades acadêmicas (graduação e pós-graduação), os processos seletivos e concursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estarão suspensos até às 23h59 de quarta-feira (30/5). O transporte interno não circulará nesse período.

A suspensão das atividades acadêmicas só ocorre porque o comparecimento de um grupo expressivo de estudantes que moram em cidades vizinhas torna-se inviável, segundo levantamento feito pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

O Restaurante Universitário (RU) também continuará servindo o almoço, apenas com adequações no cardápio, levando em consideração os alimentos em estoque. Em substituição ao jantar, continuará sendo oferecido o marmitex, durante o horário regular de almoço (as atividades no período noturno serão normalizadas quando as aulas retornarem). O setor de recarga de cartões funcionará normalmente.

As portarias 2 (entrada das Goiabas) e 3 (do SindUFLA) estarão disponíveis das 6h às 19h30, apenas para pedestres até quarta-feira (30/5). De quinta-feira (31/5) a domingo (3/6) estarão fechadas até para pedestres.

A cada dia será feita uma reavaliação do quadro. Todos os servidores, terceirizados e estudantes da UFLA devem acompanhar o portal da Instituição (www.ufla.br/portal), pois qualquer atualização, referente a essa situação, poderá ser divulgada a qualquer momento. Toda a comunidade acadêmica deve acompanhar.

É necessário ressaltar que a nota oficial que vale é a divulgada no portal da UFLA

*Atualizada às 10h50 do dia 29/5