Empreendedorismo na escola: uma nova etapa do projeto

O projeto Empreendedorismo na Escola, atuante desde 2015, já contemplou quinze escolas, da rede pública e privada de Lavras. Foram apresentados conhecimentos teóricos e práticos sobre o empreendedorismo, assunto que para muitos ainda soa como desconhecido. Os alunos sempre foram incentivados a começarem a refletir suas realidades e propor medidas inovadoras para problemas que possam estar dentro da vivência de cada um, tendo como objetivo, estimular o espírito empreendedor em cada uma das crianças.

A coordenadora do projeto, professora Daniela Meirelles Andrade, destaca que o projeto passará por uma nova etapa. “Após análise dos resultados obtidos em cada escola, chegamos a conclusão que é hora de aprofundar mais o assunto. Assim, para atender a esse propósito optamos por concentrar as atividades em uma escola da cidade e realizar um trabalho de imersão com esses alunos, o que envolverá desde conhecimentos relativos aos elementos fundamentais do empreendedorismo, considerando as características que um empreendedor deve ter até a formulação de um modelo e plano de negócios”. Com esse novo enfoque, espera-se que ao final do projeto os alunos possam futuramente empregar o conhecimento aprendido em suas vidas pessoais e nas comunidades em que estejam inseridos.

A escola escolhida foi a Paulo Meniccucci, onde o contato já foi iniciado, a fim de envolver os diferentes atores, quais sejam: diretora, supervisora, professores e alunos. A nova fase do projeto se iniciará em agosto de 2018 e serão contempladas três turmas do nono ano. “Será uma versão piloto e ao final esperamos realizar uma feira dos empreendedores mirins na UFLA”, destaca Daniela.

Colaboração direta de Stephan Araújo Costa e Daniela Meirelles Andrade