UFLA e InovaCafé comemoram participação na Expocafé 2018



21 de Maio de 2018, 11:38 am , com 300 visualizações

A Expocafé, maior evento nacional de transferência de tecnologias para a cafeicultura, encerrou, na última sexta-feira (18/5), sua 21ª edição. Realizado no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas/MG, o evento contou com 160 empresas expositoras e público estimado de 12 mil pessoas ao longo de três dias de realização. A Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizadora da feira e hoje parceira e membro do conselho gestor, marcou presença com um estande histórico, concebido pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé).

Os visitantes puderam ter acesso a informações e imagens que contaram uma trajetória iniciada em 1998, quando a cafeicultura sul mineira era majoritariamente manual e grande parte dos produtores não tinha acesso à mecanização. “A proposta do estande foi construir um espaço para resgatar a memória da Expocafé e dar destaque àqueles que contribuíram para que ela se tornasse a maior feira de café do Brasil”, destacou o diretor da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Junior. “A Expocafé cumpriu e tem cumprido sua missão, que é viabilizar, verdadeiramente, a mecanização para os produtores”, completou.

O estande também trouxe mais uma novidade: a participação da Cafeteria CafEsal, cafeteria escola da Universidade. O time de colaboradores, formado por estudantes, contabilizou 170 litros de café, divididos em café coado e bebida gelada à base de café. “A feira foi uma excelente oportunidade para dar visibilidade à nossa cafeteria escola, que é um laboratório de ensino e pesquisas fundamentado no tripé produção/indústria/cafeteria. Pudemos proporcionar, ainda, condições para que os estudantes vivenciassem a realidade de feiras e grandes eventos, além do contato com produtores de todo o país”, ressaltou Castro Junior.

A Editora UFLA, comemorando 20 anos de existência, também compôs a estrutura do estande, comercializando livros e publicações vinculadas à cafeicultura e ao agronegócio. Para 2018, o diretor da InovaCafé informou que planeja a ampliação do projeto da UFLA ligado à história da Expocafé, com mais memórias, informações, conhecimentos e benefícios para todo o setor cafeeiro.

Impressões – O estande histórico da InovaCafé/UFLA reuniu centenas de visitantes e alguns deles aproveitaram para relembrar a trajetória da feira e de seus próprios negócios. O produtor Rene Pires Eustachio, de 95 anos, que possui propriedades em Casa Branca/SP e Bambuí/MG, contabiliza a participação em 15 edições da Expocafé. “Nasci em uma fazenda de café e desde cedo já tinha intimidade com a lavoura. Formei-me dentista e fiz carreira como ortodontista, mas nunca me distanciei do café. Agora me dedico à cafeicultura e quero acompanhar tudo o que existe de novidade em termos de técnicas e máquinas, para que eu possa aplicar nas minhas propriedades. Para quem tem história, como eu, o estande da UFLA mostrou-se um repositório extraordinário”, atestou.

Armindo Oliveira, ex-produtor de café e hoje proprietário de torrefação na cidade de Crucilância/MG, também registra diversas participações na feira. “A Expocafé consegue juntar todos os elos da cadeira produtiva do café e foi responsável por mudar a mentalidade da região e do país em relação à produção, ao manejo e à tecnologia”, disse. “Vendo as imagens do estande, é impressionante constatar o desenvolvimento da feira e o aumento de sua estrutura”, finalizou.

Ascom InovaCafé

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

Maio 2018
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivo