Pint of Science: festival leva ciência e inovação aos bares de Lavras



17 de Maio de 2018, 7:29 pm , com 991 visualizações

A primeira edição na cidade envolveu cerca de 600 pessoas durante três noites de palestras, debates e diversão

A primeira edição do Pint of Science lotou os estabelecimentos durante as três noites de evento

Lugar de ciência não é apenas na Universidade. Entre os dias 14/5 e 16/5, a UFLA promoveu o Pint of Science – maior festival de divulgação científica do mundo –, levando o debate sobre ciência e tecnologia para bares de Lavras. Durante as três noites, as atividades gratuitas foram realizadas, simultaneamente, nos estabelecimentos Barão Steakhouse e UaiMaki, levando à comunidade novos conhecimentos e a oportunidade de debater com pesquisadores de diversas áreas. O festival aconteceu em 21 países e em 56 cidades brasileiras.

Entre os temas das palestras estiveram a ciência do café, a inteligência artificial e o desenvolvimento de robôs, as tecnologias do futuro, a biodiversidade das cavernas, os mistérios do espaço sideral e os nano-satélites, além da apresentação dos futuros empreendimentos da UFLA voltados para inovação tecnológica e para a saúde e bem-estar da comunidade lavrense: o Lavrastec – parque científico e tecnológico – e o Hospital Universitário.   

O secretário de Cultura de Lavras, Alexandre Belo, prestigiou e parabenizou o evento. “A construção do conhecimento é feita continuamente. Trazer um evento de Ciência e Tecnologia para um espaço em que a cultura está sempre presente é uma iniciativa que certamente vai gerar bons frutos. Dessa forma, a ciência pode alcançar toda a nossa comunidade”, explicou.

Para a estudante de Engenharia Florestal, Laura Ribeiro, conhecer sobre um tema diferente, em um local descontraído como o bar, permite a interação de todos. “Achei sensacional. Mal começou e já quero outras edições. O debate aqui extrapola o conteúdo abordado em sala de aula”, contou a graduanda, que assistiu à palestra sobre buracos negros e nano-satélites.

O pequeno Luca e os pais se divertiram e aprenderam mais sobre biodiversidade nas cavernas

E até quem buscava lazer com a família se surpreendeu positivamente com a chance de conhecer mais sobre a ciência das cavernas. Foi o caso da advogada Letícia Pedroso e do empresário Daniel Carvalho, que juntos do pequeno Luca, de 4 anos, assistiram à palestra sobre biodiversidade em ambientes cavernícolas. “Achei bem interessante, inclusive para o Luca, que gosta muito de animais. Com essas ações, a comunidade pode ficar sabendo o que é feito dentro da universidade e sobre as novidades de outras áreas de estudo, que normalmente não temos acesso”, ressaltou Letícia.

Primeira edição em Lavras superou expectativas

Foi a primeira vez que o Pint of Science foi realizado em Lavras, e o desafio da organização ficou a cargo do professor do Departamento de Física (DFI/UFLA), José Alberto Casto Nogales, e da equipe do projeto “A Magia da Física e do Universo”, que já promove atividades similares de divulgação científica em bares e restaurantes, como o evento “O trem da ciência”. De acordo com Nogales, o festival na cidade superou expectativas, envolvendo 600 pessoas nos três dias de atividades. 

Parte da equipe organizadora e palestrantes no último dia do Pint of Science

A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Jhenifer Silva Honorato, é integrante do “A Magia da Física e do Universo” há três anos e considerou uma oportunidade ímpar participar da organização de um evento internacional. “O Pint of Science tem um objetivo muito  importante de compartilhar a ciência. Fiquei feliz em ver o local cheio e as pessoas participando, fazendo perguntas e interagindo com os professores”, contou.

Fotos e texto com a colaboração de Ana Eliza Alvim, Camila Caetano, Mayara Toyama, Karina Mascarenhas e Pollyanna Dias

 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

Maio 2018
D S T Q Q S S
« abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivo