Mais de 17 mil alunos do Ensino Médio marcaram presença no IV UFLA de Portas Abertas



17 de Maio de 2018, 12:01 pm , com 3.740 visualizações

Foto: Camila Caetano

Mais de 17 mil alunos do Ensino Médio, de 220 escolas de Minas Gerais, marcaram presença no IV UFLA de Portas Abertas, nessa quarta-feira (16/5). A mostra de profissões, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), foi sucesso no câmpus, superando novamente o público das últimas edições, com movimento intenso das 7h às 18h.

O evento contou com a colaboração de toda a comunidade acadêmica. Membros de núcleos de estudos, empresas juniores, programas de educação tutorial, centros acadêmicos, atléticas e demais estudantes, além de técnicos, terceirizados e professores das mais diversas áreas de atuação, engajaram-se na elaboração de programações atrativas e se comprometeram com toda a organização.

Foto: Mayara Toyama

A comunidade acadêmica esteve organizada nos diferentes departamentos da Universidade recebendo os participantes com visitas guiadas, palestras, demonstrações e apresentações, possibilitando o maior conhecimento dos cursos e projetos da UFLA, além da estrutura da Instituição e das pesquisas desenvolvidas. 

A estudante Larissa Emanuele Alves Rodrigues, 17 anos, veio de Formiga para participar do evento e teve a confirmação do curso que pretende fazer. “Meu sonho é cursar Agronomia e agora tenho plena certeza do que desejo. Os estudantes da UFLA foram muito receptivos e mostraram o quanto são apaixonados pelo curso e pela Universidade. Também achei muito interessante os projetos sociais que eles realizam”.

Antônio Batista Santana, 17 anos, de Campo Belo, apesar de já ter vindo diversas vezes a Lavras, conta que essa foi a primeira vez que esteve na UFLA. “Fiquei admirado com a estrutura, e o quanto todos são acolhedores. Estou gostando de tudo. E será ótimo para eu conseguir ter certeza da minha escolha, pois ainda estou em dúvida entre Direito e Ciências Biológicas”.

Antônio Batista Santana. Foto: Camila Caetano

Muito além da qualidade de ensino. Para realizar o sonho de estudar Medicina, a estudante de Itumirim Tatiana Faustina, 17 anos, também procura por instituições que ofereçam estrutura de acessibilidade, com apoio às pessoas com deficiência física. “O mérito de estudar na UFLA vem do reconhecimento dos cursos no mercado de trabalho e acessibilidade para percorrer o câmpus de cadeira de rodas. Eu ainda preciso de auxílio de terceiros para chegar até os lugares”, comenta.

Conceitos ligados à computação e à robótica também atraíram o interesse do estudante com microcefalia e baixa visão, Matheus Siqueira, 17 anos, de Nazareno. “Aqui eu posso ter uma chance de reconhecimento no mercado”, afirmou. A professora, de apoio ao estudante com necessidades especiais, Nazaré Aparecida dos Reis, explicou que o evento da UFLA mudou a perspectiva de vida do aluno. “Independentemente das dificuldades, agora ele quer chegar à universidade”, disse.

Avaliação institucional

Foto: Mayara Toyama

Para o pró-reitor adjunto da Proec, professor Dany Flávio Tonelli, o sentimento é de gratidão, após oito meses de trabalho intenso de toda a comissão organizadora. “Agradecemos a todos que se engajaram. A toda a Universidade que acreditou no evento, desde terceirizados até a direção executiva e estudantes. Só foi possível entregar este evento porque grande parte da Instituição se envolveu ativamente. A cada ano consolidamos mais o UFLA de Portas Abertas, e desta vez foi fantástico. E um agradecimento especial a todas as escolas, entre professores e alunos, pois, a quantidade de pessoas que recebemos só demonstra a confiança que estamos adquirindo ao longo do tempo”.

A organização do evento também contou com a plena colaboração do professor Lucas Amaral de Melo. Para ele, a missão foi cumprida. “Todos trabalharam muito para o sucesso do evento. Cumprimos nosso papel como integrantes de uma instituição pública federal. Nada mais que nossa obrigação de receber esses alunos”.

Texto com a colaboração de Pollyanna Dias- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig. 

Fotos: Camila Caetano

Fotos: Mayara Toyama

Fotos: Karina Mascarenhas

Fotos: Pollyanna Dias e Raphaela Mendonça

Fotos: Luciana Tereza

Fotos: Ana Eliza Alvim e equipe TVU

Acesse o novo Portal UFLA

Você está acessando o repositório de notícias da UFLA. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Janeiro/2018.

Para ter acesso a conteúdo atualizado e notícias de 2018 em diante vá para o novo Portal UFLA no endereço ufla.br

Arquivo

Notícias por data

Maio 2018
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031