Estande da UFLA na Expocafé traz resgate histórico da feira

O estande da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na Expocafé 2018,  maior evento nacional de transferência de tecnologias para a cafeicultura e apresentação de novidades em máquinas e equipamentos, foi sucesso de público logo em seu primeiro dia de visitação, nessa quarta-feira (16/5). O local reuniu centenas de pessoas, que puderam passear pela história da feira, cujos primórdios datam de 1998.  

Concebida por uma equipe da UFLA, a Expocafé buscou, logo em sua primeira edição, atuar frente à significativa carência em relação aos equipamentos destinados à cafeicultura, praticamente desconhecidos dos produtores do Sul de Minas, de elevado preço e de baixa eficiência. Assim, o estande conta os principais fatos ligados a essa trajetória, por meio de painéis contendo fotos, artes gráficas e principais marcos ano a ano.  

O estande temático contempla, ainda, ilha da Cafeteria Escola CafEsal, comandada por estudantes da Universidade, com oferta de café e bebida gelada à base de café, além de espaço destinado à Editora UFLA, que comemora 20 anos de existência, com a comercialização de volumes ligados à cafeicultura e demais atividades agrícolas.  

Alisson Mesquita Assunção e Rosilena Mendonça Assunção ficaram encantados com os painéis adesivados no local, ressaltando que a história da feira é a própria história de evolução da cafeicultura. “Eu, que sou cafeicultor, fico impressionado ao constatar o quanto avançamos em termos tecnológicos e de conhecimento. Lembro bem, logo nas primeiras edições, da derriçadora de azeitonas adaptada para a cafeicultura, importada da Itália e trazida para apresentação em dinâmicas de campo”, destacou Alisson.  O estande da UFLA/InovaCafé pode ser visitado até as 18 horas de sexta-feira (18/5).  

Abertura oficial

Na manhã de quarta-feira, aconteceu a abertura oficial da Expocafé 2008, na tenda de eventos local, com a presença maciça de autoridades locais, da região e do estado, entre as quais esteve o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, João José Granate de Sá e Melo Marques, no ato representando o reitor José Roberto Soares Scolforo.  

A solenidade também contou com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Amarildo José Brumano Kalil, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque, o deputado estadual Emidinho Madeira, o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Marco Valério Araújo, o prefeito municipal de Três Pontas, Luiz Roberto Laurindo Dias, além de representantes de órgãos, instituições e cooperativas.  

Após a solenidade, o pró-reitor da UFLA, durante visitação ao estande, destacou a contribuição, ao longo de 21 anos, da universidade pública, que tem como uma de suas principais atribuições servir à sociedade. “Hoje a feira atingiu um nível de profissionalismo e dinamismo tal que permite à UFLA considerar sua missão como inteiramente bem sucedida, permitindo que concentremos em nossas finalidades de ensino, pesquisa e extensão”, pontuou.

Ascom Inovacafé