Participe do Prêmio Jovem Cientista – edição 2018 abordará as inovações para conservação da natureza e transformação social

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista, que busca investir em estudantes e jovens pesquisadores que inovem na solução dos desafios da sociedade.  A 29ª edição da premiação tem como tema “Inovações para conservação da Natureza e Transformação Social”.

Os trabalhos científicos nas categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante do Ensino Superior” devem ser inscritos de forma individual, pelo website www.jovemcientista.cnpq.br, até às 18h de 31/7. O CNPq recomenda que os trabalhos sejam enviados com antecedência para não serem comprometidos por problemas técnicos e congestionamentos de rede.

Os projetos deverão abordar as seguintes linhas de pesquisa:

1) Benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas;

2) Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano;

3) Empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais;

4) Incentivos econômicos para a conservação e o uso sustentável da natureza;

5) Inovações para a conservação e o uso sustentável da natureza;

6) Inovações para a inclusão digital da sociedade brasileira;

7) O papel da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na adaptação às Mudanças do Clima;

8) Práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade;

9) Produção e consumo ambientalmente sustentáveis;

10) Tecnologias digitais para transformação social; e

11) Tecnologias para incentivar a prática de economia colaborativa e sustentável.

O “Jovem Cientista” também premiará nas categorias “Estudante de Ensino Médio”, “Mérito Institucional” – às instituições ao qual estiverem vinculados o maior número de trabalhos qualificados – e “Mérito Científico” – ao pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica em área do conhecimento relacionada com o tema.

Clique aqui para acessar o regulamento do Prêmio Jovem Cientista

Sobre o Jovem Cientista

O prêmio foi instituído em 1981 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, o tema incentiva a busca por inovação na conservação dos recursos naturais e na consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço da sociedade, compreendendo que estudante e jovens pesquisadores são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e ferramentas inovadoras que possibilitem a melhor compreensão desse contexto e a proposição de novas soluções.