Mobilidade Acadêmica no Mercosul – abertas as inscrições de programa para estudantes de Medicina Veterinária da UFLA

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) torna público o EDITAL N° 003/2018/DRI/UFLA, referente à seleção interna para Mobilidade Acadêmica no Mercosul, no âmbito do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA). As vagas disponíveis são exclusivamente destinadas aos discentes regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina Veterinária, para a realização da mobilidade no segundo semestre de 2018 na Argentina e Bolívia.

As inscrições vão até 18/5, e devem ser feitas das 08h às 12h e das 14h às 17h, na Diretoria de Relações Internacionais (prédio da Reitoria). A inscrição se efetivará por meio de formulário específico disponível no anexo do edital, que deverá ser preenchido e assinado pelo interessado e entregue, pessoalmente ou por procuração assinada pelo candidato, na DRI, juntamente com os demais documentos solicitados.

O MARCA

É um programa de mobilidade de estudantes de graduação promovido pelo setor educacional dos governos dos países do MERCOSUL. Participam deste programa os países membros e associados do bloco, incentivando a integração regional. A mobilidade se realiza entre os países do MERCOSUL e se desenvolve através de períodos letivos regulares de um semestre acadêmico, entre instituições cujos cursos são acreditados (reconhecidos) pelo Sistema ARCU-SUL.

Mais informações junto à DRI pelo dri@dri.ufla.br ou (35) 3829-1858.

Acesse aqui o edital na íntegra.

Rhuane Jackeline – bolsista Proat/Dcom

Último dia para inscrições de técnicos administrativos para a Cista

Termina hoje (9/5) o prazo para inscrição de técnicos administrativos interessados em candidatar-se à Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos (Cista). Os servidores podem realizar a inscrição até às 17h, na Secretaria dos Conselhos, no prédio da Reitoria.

O pleito será realizado em 16/5. Todos os servidores técnico-administrativos pertencentes ao quadro permanente da Instituição têm direito a votar, mediante a apresentação de carteira funcional ou documento de identidade.

Leia a íntegra do Edital de Convocação.

UFLA realiza 20º Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores

A história da UFLA é marcada pela tradição na produção do café. Desde o ano de 1995, o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), do Departamento de Agronomia (DAG/UFLA), realiza o Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores. Em maio de 2018, a vigésima edição do evento reforçou a referência da instituição nos estudos em todas as etapas da bebida, que é preferência mundial.

Mais de mil inscritos vindos de 140 cidades de dez estados brasileiros, e até presenças internacionais, advindas de países como Honduras, Nicarágua e Japão, puderam percorrer as nove estações de palestras que foram montadas pela organização. Além disso, 60 estandes de núcleos de estudo ligados à agropecuária da UFLA expuseram suas pesquisas.

O tutor do Necaf, professor Rubens José Guimarães, está no núcleo desde sua fundação, em 1994, e organiza o encontro desde a primeira edição. Segundo ele, o evento, que era um encontro regional, cresceu tanto que constituiu o Circuito Mineiro de Cafeicultores. Desde então, a UFLA sedia uma das etapas deste Circuito.

O gerente regional da Emater, Marcos Antônio Fabri Júnior, também participa desde a primeira edição. Ele ressalta a importância da troca de informações entre os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do café na Universidade e os produtores rurais. “Eventos como o Encontro Sul Mineiro fortalecem a produção dos grãos e desenvolvem tanto o conhecimento quanto a renda dos cafeicultores”, ressalta.

Atual coordenador geral do Necaf, o estudante de Agronomia Vinícius de Carvalho Leite relata que o objetivo da organização é possibilitar um evento democrático que agregue pequenos e grandes cafeicultores das regiões próximas a Lavras e de todo o Brasil. “Buscamos envolver os produtores dentro dos pilares que conduzem a Universidade: ensino, pesquisa e extensão.”

Conhecimento de ponta acessível aos cafeicultores

Muitas pessoas presentes já são veteranas nesse encontro e Maria de Lourdes, que é de Carmo da Cachoeira, é uma delas. A dona de casa vem à UFLA desde a segunda edição, em 1996. Mesmo não lidando diariamente com o cultivo do café, repassa os conhecimentos para o irmão e os vizinhos que são cafeicultores.

João Adelcio Alves Costa, além de comerciante, é pequeno produtor de café em Campo Belo. “Grande parte do conhecimento que aprendo aqui consigo aplicar na plantação, adaptando as tecnologias que são apresentadas.”

Mário Dornellas Alvarenga é cafeicultor em Perdões e sempre se atualiza nos conhecimentos sobre a produtividade do café. Ele afirma que os encontros trouxeram tanta tecnologia ao produtor, que o aumento da produtividade de café no Brasil está intimamente ligado à melhoria tecnológica gerada na UFLA. “O grau de confiança que os produtores têm na UFLA faz com que bons frutos sejam gerados nos campos”, ressalta.

Neste ano, além do Necaf/UFLA, o encontro teve como realizadores a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG), e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), que organizaram a estrutura do evento na área física da Agência de Inovação do Café (InovaCafé).

Alberto Moura, estagiário DCOM/UFLA