Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira tem inscrições on-line até 10/5 – evento abre a Expocafé 2018

O 9º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira – que abre as atividades da Expocafé 2018 – será realizado em 15/5, no campo experimental da Empresa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), localizado em Três Pontas (MG) – Rodovia MG 167, Km 6. O prazo para inscrições on-line se encerra em 10/5. Estudantes pagam valor diferenciado. Será também possível a inscrição no dia do evento, mas sob condições específicas (consulte o folder).

Neste ano o tema do evento é “Manejo Mecanizado e Colheita Seletiva visando à Qualidade do Café”. A programação inclui nove palestras, que abordam assuntos como tecnologia de preparo do solo e plantio do cafeeiro; preparo profundo do sulco de plantio na cafeicultura: justificativas e cuidados na tomada de decisão; diferentes manejos para sustentabilidade econômica; desafios e soluções para cafeicultura do Brasil em relação as variabilidades climáticas; inovações pós-colheita e secagem do café; gestão da qualidade na produção de café; estratégias para maior uniformidade de maturação e qualidade de bebida e avanços tecnológicos na colheita seletiva visando à qualidade do café.

A organização do Simpósio é feita por meio de uma parceria entre a Epamig e a Universidade Federal de Lavras (UFLA). O professor da UFLA Fábio Moreira da Silva é um dos coordenadores do evento. Pesquisadores, professores universitários, técnicos e cafeicultores de diversos estados do País se reúnem para debater assuntos diversos de interesse da área.

Para outras informações e inscrições: site do Simpósio

A Expocafé

Considerada como a maior feira da cafeicultura no Brasil, a Expocafé ocorrerá de 16/5 a 18/58, das 8h às 18h, também em Três Pontas (MG).

A feira tem como objetivos principais a disseminação de tecnologias cafeeiras, a realização de contatos e parcerias e a ampliação de negócios que agregam valor ao produto. Dezenas de empresas expõem todos os anos seus produtos, novidades em máquinas e implementos voltados à cultura do café, incluído o trajeto que vai desde o plantio até a colheita. Ocorrem também treinamentos e demonstrações de campo sobre o uso e funcionamento de implementos.

A Expocafé registra anualmente cerca de 20 mil visitantes, ligados a diferentes segmentos da cadeia produtiva. A organização é feita pela Epamig, com apoio interinstitucional da UFLA, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), da Prefeitura de Três Pontas e do Consórcio Pesquisa Café.

Para outras informações: site da Expocafé