Cursinho gratuito da UFLA iniciou atividades de 2018 – 200 estudantes se preparam para processos seletivos

Se o primeiro período letivo da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2018 já começou há cerca de dois meses, há outro grupo de estudantes que iniciou nesta semana sua jornada de estudos do ano. O esforço deles é por um objetivo diferente: o ingresso no ensino superior. São 200 alunos do cursinho Pré-Uni, projeto de extensão desenvolvido pela UFLA em parceria com a prefeitura de Lavras, que há 13 anos beneficia jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, preparando-os para os processos seletivos de universidades e outras instituições.

As aulas começaram em 7/5 e vão até novembro, encerrando-se em data anterior ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão seis meses de aulas diárias (segunda a sexta-feira), das 19h às 22h30. Neste ano, o projeto terá ainda a novidade de promover simulações do Enem, com atividades aos domingos (previsão de um domingo por mês). Foram formadas três turmas e as aulas são ministradas, desde 2017, no Centro de Treinamento da Faepe (Câmpus Histórico da UFLA).

O primeiro dia de atividades de 2018 incluiu uma recepção aos alunos feita pela equipe do projeto e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Marques. Ele deu as boas-vindas a todos, lembrando a perseverança que é necessária para o alcance das metas. Orientou as turmas quanto às possibilidades de atendimento na Proec em caso de qualquer necessidade e ressaltou a importância do projeto. “Esse é um dos nossos mais bem sucedidos programas de extensão, consolidado, e com resultados que merecem comemoração. Espero que vocês também tenham sucesso aqui”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA incentivou os alunos a superarem os obstáculos e persistirem em seus objetivos de ingresso no ensino superior.

Para a estudante Larissa Chitarra, o Pré-Uni é uma oportunidade importante para a conquista de um sonho: cursar medicina. “Até 2015 eu morei em outro município, e lá não havia nenhuma iniciativa como esta, para acolher alunos que desejam muito o ingresso no ensino superior e não têm condições financeiras de se matricular em um curso preparatório particular. Pelo pouco que já escutei aqui o professor falar, percebo que o cursinho da UFLA, além de promover essa inclusão, faz um trabalho sério, de excelência, a exemplo da própria Universidade”, avalia.

As aulas do Pré-Uni são ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA, como bolsistas ou como voluntários.