Centro Acadêmico faz doação ao PETi de Controle e Automação – iniciativa vai ajudar no ensino, pesquisa e extensão

Membros do PETi e do Centro Acadêmico de Controle e Automação se uniram em iniciativa que irá beneficiar estudantes do curso e de outras áreas da Universidade, por meio de cursos de extensão.

O Centro Acadêmico de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Lavras (Caeca/UFLA) se mobilizou para colaborar com as atividades práticas do curso. Os integrantes do Caeca, por meio de recursos obtidos com as atividades que realiza, comprou dez kits de arduino e doou para o Programa de Extensão Tutorial de Controle e Automação (Peteca). O Programa ficará responsável por coordenar o empréstimo dos equipamentos aos estudantes do curso, para que possam desenvolver projetos de disciplinas e ter um acesso mais fácil às aplicações práticas da engenharia. A iniciativa irá beneficiar outros cursos da UFLA, porque os projetos do PETi incluem também a oferta de cursos de extensão sobre arduino para graduandos e pós-graduandos que precisam utilizar o recurso.

De acordo com o professor orientador do PETi, Fábio Domingues de Jesus, os kits vão permitir que os estudantes de Engenharia de Controle e Automação tenham contato prático com as aplicações de engenharia logo no início do curso, além de contribuir para as atividades de extensão do Programa e para a execução mais ágil dos projetos do próprio PETi. Atualmente, o grupo trabalha no desenvolvimento um braço robótico que dará apoio à disciplina de Robótica do curso, e os kits irão colaborar com o projeto.

Professor Fábio destaca a importância da doação realizada pelo Caeca. “Esta iniciativa mostra o comprometimento dos alunos em aumentar o nível técnico/científico do curso de Engenharia de Controle e Automação, e em instigar a vocação dos alunos ingressantes que chegam com muitas dúvidas. O crescimento social e cientifico é realizado, assim, em um movimento conjunto de professores, técnicos administrativos e alunos”.

O representante do Caeca, o estudante Thompson Mendes, relata que essa foi primeira vez que o Centro Acadêmico reuniu recursos com a finalidade de investir no curso dessa forma. “Os componentes foram adquiridos exclusivamente para auxiliar os alunos e professores em seus trabalhos, e nós, do Caeca, como representantes de todo o corpo discente, vimos que poderíamos ajudar a melhorar o desenvolvimento acadêmico, e assim o fizemos”, relata Thompson.

O Peteca congrega hoje cinco estudantes de graduação, sendo quatro bolsistas da UFLA e um voluntário. A previsão é de que o atendimento aos estudantes do curso com os kits tenha início no segundo semestre deste ano, por meio da implementação de controle de empréstimos com a tecnologia RFID, a ser desenvolvida também pela equipe petiana.

Mas o que é um kit de Arduino?

Trata-se de uma placa que pode ser conectada a computadores e é usada para fazer programações eletrônicas que auxiliam no desenvolvimento de diversas tecnologias. Ela torna a robótica mais acessível a todos. O projeto é italiano e começou em 2005. Quem tiver interesse em saber mais sobre a tecnologia, pode assistir ao documentário que narra o desenvolvimento.