Experiência da UFLA com Plano Ambiental foi apresentada em evento internacional do Green Metric

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresentou, em evento internacional promovido pelo Green Metric, suas experiências sobre o impacto do Plano Ambiental e Estruturante no Ensino Superior. Vinte e quatro países participaram do 4º International Workshop on UI Green Metric. O Brasil esteve representado pela UFLA e pela Universidade de São Paulo (USP). A UFLA ocupou a primeira colocação no mundo na categoria Educação do ranking 2017, por isso foi convidada para apresentar conferência sobre o tema.

O assessor do reitor para Desenvolvimento Acadêmico e Assuntos Administrativos, professor Mácio Machado Ladeira, representou a instituição no evento, que ocorreu na Indonésia em abril. Ele relata a boa receptividade dos participantes às ações da UFLA e conta que o workshop permitiu a percepção de que a Universidade está no caminho certo com as iniciativas em prol da sustentabilidade. “Muitas ações apresentadas por outras instituições durante o evento já estão sendo adotadas pela UFLA, desde o início da implementação do Plano Ambiental, como é o caso do uso dos recursos hídricos, do manejo de dejetos e de resíduos químicos.”

Iniciativas relativas à eficiência energética e a construções e instalações inteligentes (“prédios-verdes”), também foram temas de palestras no evento. “Quanto à otimização do uso da energia elétrica, a UFLA já vem avançando desde o último ano. Foram apresentados, ainda, exemplos de práticas que podem vir a ser adotadas no futuro pela nossa Universidade, e todas elas foram repassadas à  Diretoria de Meio Ambiente para análise”, diz Ladeira.

Essa foi a segunda vez que a UFLA participou como convidada do International Workshop on UI Green Metric. Em 2016, foi representada pelo professor do Departamento de Ciência do Solo (DCS), Luiz Roberto Guimarães Guilherme.

Sobre a UFLA no Green Metric

Os indicadores que compõem a categoria Educação – na qual a UFLA teve o melhor desempenho entre todas as instituições participantes – são pautados na ideia de que a Universidade deve estar comprometida com a formação de uma geração que se preocupe com a sustentabilidade. Eles avaliam número de cursos ofertados relacionados a meio ambiente, total de recursos para pesquisa e total de recursos de pesquisa dedicados à pesquisa ambiental e sustentabilidade, número de publicações acadêmicas na área, número de organizações estudantis envolvidas com a temática e existência de site sobre sustentabilidade administrado pela universidade. Os resultados pela UFLA nesses quesitos a colocam em posição privilegiada no mundo.

As outras dimensões avaliadas pelo ranking são Infraestrutura, Eficiência Energética, Transporte, Água e Manejo de Dejetos e Resíduos. Em 2017, considerando o conjunto de categorias que compõem o ranking, a UFLA alcançou a 35ª posição, sendo avaliada juntamente com outras 618 universidades.