Projeto interdisciplinar do curso de Pedagogia da UFLA discute o uso adequado da água em escola pública de Macaia

Um projeto do curso de Pedagogia da UFLA tem promovido a discussão de práticas socioambientais em escolas da rede pública de Lavras e região. No dia 19/4, o tema “Sustentabilidade” norteou o encontro entre estudantes e professoras da educação básica na Escola Municipal Professora Henriqueta Vitorinha Maia Botelho, em Macaia.

Na oportunidade, a professora do Departamento de Educação (DED/UFLA), Elaine das Graças Frade, apresentou uma proposta de captação de água de chuva feita de forma artesanal para reutilização nos espaços escolares – projeto que consta entre as metas da escola, que participa da V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

De acordo com a professora, a iniciativa surgiu da união de disciplinas do curso de Pedagogia que trabalham a questão interdisciplinar em formato de projetos e do Laboratório de Práticas Pedagógicas Socioambientais e Interdisciplinares (LPPSI). “Ao longo dos semestres, promovemos ações que discutem a sustentabilidade como estratégia para o desenvolvimento de metodologias de ensino, e a E.M. Profª Henriqueta Vitorinha Maia Botelho constitui-se em um espaço de vivências dessas aprendizagens”, explica. O uso adequado da água e sua preservação tem sido o tema central das discussões.

Como registro das atividades realizadas dentro do projeto interdisciplinar, estudantes da escola elaboraram o conteúdo para a cartilha “Vamos Cuidar do Brasil – Cuidando das Águas”, uma das etapas da V CNIJMA. A escola também elegeu o estudante do 5º ano, João Pedro Andrade da Silva, como representante da comunidade escolar para o projeto.