UFLA inicia capacitação para gestores da Universidade

Para criar uma gestão pública cada vez mais eficiente na Universidade Federal de Lavras (UFLA), 45 docentes e técnicos administrativos iniciaram, ontem (25/4), o curso de Capacitação para Gestores, realizado pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP). Em sua segunda edição, a abertura do evento ocorreu na Sala dos Conselhos do prédio da Reitoria e foi conduzida pela vice-reitora da Instituição, a professora Édila Vilela de Resende Von Pinho.

O curso tem como objetivo oferecer ao núcleo administrativo da UFLA conhecimentos necessários para exercer as atribuições do cargo em consonância com a legislação vigente e com os objetivos estratégicos da Universidade.

Na apresentação, a vice-reitora ressaltou a importância da capacitação para orientar os gestores a respeito das boas práticas na administração pública. “Somos servidores públicos por opção e na carreira não é permitido qualquer deslize, uma vez que temos legislações específicas e rigorosas para cumprir. Praticamente toda semana é lançada uma nova legislação na área, tornando a gestão um desafio encarado com muita responsabilidade pelos reitores e gestores da UFLA”, frisou.

Para a professora, é importante que o núcleo administrativo mantenha o foco nas causas institucionais para o fomento à expansão contínua da universidade. “Em cada unidade acadêmica, é dever do gestor exercer autoridade em prol da qualidade da educação pública de qualidade, trabalho em equipe e responsabilidade financeira”, disse.

Na apresentação,  a professora Édila mostrou os números do crescimento da Universidade na oferta de cursos (de graduação e pós-graduação), ao quadro de servidores (técnicos-administrativos e docentes) e às obras no câmpus, principalmente, a partir de 2007 com o programa de expansão das universidades federais Reuni.

A vice-reitora destacou que os dados reforçam a posição de destaque da UFLA entre as melhores instituições de ensino superior do País. “Não é por menos que somos referência nas ciências agrárias e temos a certeza que as outras áreas também serão. Vale lembrar que a UFLA ocupa a segunda posição no Estado e a oitava no País no Índice Geral de Cursos, que é a melhor avaliação de infraestrutura e qualidade do ensino ”, afirmou.

Diretrizes

Nesse cenário de crescimento contínuo, a professora Édila ressaltou o principal desafio à gestão da Instituição: garantir a expansão da UFLA com qualidade independente das medidas de contenção de gastos do governo federal.  “Conseguimos driblar a crise econômica que abateu as universidades federais por meio de projetos apresentados aos ministérios da Educação, dos Esportes, do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia e Inovações”, afirmou. Outra diretriz estratégica para a Universidade é a ampliação da internacionalização da UFLA, além da estruturação de novos cursos de graduação e pós-graduação.

As palestras previstas no evento vão até o dia 11 de julho, sempre às segundas e quarta-feiras, das 14h às 16h.  As próximas atividades serão realizadas no Anfiteatro do Bloco 3 do Departamento de Administração e Economia (DAE). Para conhecer a programação do evento, clique aqui

Texto: Pollyanna Dias, jornalista, bolsista Dcom/Fapemig.