Mais de 30 estudantes da UFLA foram selecionados para o Programa de Doutorado Sanduíche da Capes

O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) selecionou 32 estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O PDSE objetiva oferecer bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior de forma a complementar os esforços despendidos, pelos programas de pós-graduação no Brasil, na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmico, de ensino e de pesquisa no país.

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFLA, professor Rafael Pio, destaca que o resultado foi extremamente satisfatório, principalmente pelo fato de o Programa ter exigido pela primeira vez a proficiência linguística. “Para que fosse possível o engajamento dos nossos estudantes, fizemos diversas reuniões produtivas com o Núcleo de Línguas e a Diretoria de Relações Internacionais. Assim, foi possível ampliar as aplicações do teste Toefl e adiantar os resultados”.

Os benefícios ao estudante são: mensalidade, seguro saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio cidade de alto custo. Os candidatos estão classificados de acordo com a seguinte pontuação: currículo lattes do orientador, considerado a sua produção intelectual de artigos científicos e formação de recursos humanos nos últimos 5 anos (25%), currículo lattes do candidato, considerando a produção intelectual de artigos científicos (50%) e plano de estudos (25%).

Foram beneficiados os programas: Administração, Agroquímica, Biotecnologia Vegetal, Ciência do Solo, Ciência dos Alimentos, Ciências Veterinárias, Ecologia Aplicada, Engenharia de Biomateriais, Entomologia, Estatística e Experimentação Agropecuária, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Fitotecnia, Genética e Melhoramento de Plantas, Microbiologia Agrícola, Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas, e Zootecnia.

Confira aqui os selecionados