Alteração nos formulários de Atividade Acadêmica Internacional dos discentes de graduação

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Diretoria de Planejamento e Gestão Acadêmica (DPGA/PRG) informam sobre atualizações no trâmite referente ao processo de Atividade Acadêmica Internacional (AAI) dos discentes de graduação da UFLA que realizam mobilidade no exterior.

Foram feitas alterações nos formulários que possibilitam um acompanhamento mais efetivo da Coordenação do Curso nas etapas de solicitação e encerramento de AAI. Assim, a partir de agora, dois formulários dependem da anuência da Coordenação do Curso em que o discente está matriculado, a saber, o (i) Termo de Responsabilidade e (ii) Relatório Final.

(i) O Termo de Responsabilidade é o documento no qual a Coordenação do Curso declara que a atividade a ser realizada trata-se de atividade acadêmica, além de manifestar formalmente sua ciência e concordância com a mobilidade a ser realizada;

(ii) O novo formulário de Relatório Final, que traz a novidade da obrigatoriedade da avaliação da Coordenação do Curso antes da sua entrega na DRI.

Além destas alterações, foi modificado também o formulário em que o estudante solicita Regime Acadêmico Diferenciado (RAD), para que os docentes responsáveis pelas disciplinas percebam a importância do cumprimento estrito dos regulamentos, no caso em que concordarem em conceder o RAD ao discente.

As alterações têm validade a partir desta segunda-feira (23/4), e todos os formulários com suas alterações estão disponíveis na página da DRI. As diretorias ainda ressaltam acerca do prazo de entrega dos formulários de solicitação de AAI (e RAD, quando necessário) na DRI: no mínimo 15 dias antes do início das atividades no exterior.

A Resolução CEPE Nº121, de 14 de maio de 2014 (que regulamenta a AAI), não foi alterada e permanece respaldando os afastamentos de discentes que se derem por mobilidade, desde que as atividades desempenhadas sejam reconhecidas pelo Colegiado do Curso como atividades acadêmicas.

Alberto Moura, estagiário DCOM/UFLA