UFLA publica edital de Mudança Interna, Transferência Externa e Novo Título para 2018/2

A Diretoria de Processos Seletivos (Dips) da UFLA publicou o edital relativo aos processos de transferência para os cursos de graduação presenciais da Universidade, para o período letivo 2018/2. Assim, os interessados em mudança interna, transferência externa e obtenção de novo título terão o prazo de 27 de abril (a partir das 9 horas) a 15 de maio (até as 23h59) para se inscreverem.

De acordo com o Edital 242/2018 Dips/UFLA, serão ofertadas 430 vagas, distribuídas entre as três formas de ingresso previstas no documento. Metade das vagas será para Mudança Interna de Curso; 35% para Transferência Externa de Curso; e 15% para Obtenção de Novo Título. Será assegurada pelo menos uma vaga para a forma de ingresso Mudança Interna de Curso, em cada um dos cursos ofertados no edital.

Para concorrer às vagas, em qualquer uma das três modalidades, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das edições compreendidas entre 2013 e 2017. A classificação dos candidatos será baseada nas notas obtidas no Enem, obedecidos os pesos das áreas, deliberados pelos colegiados de cursos.

Inscrições

Para a mudança interna, as inscrições deverão ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão – Sig (disponível em www.sig.ufla.br), com acesso feito pelo log-in institucional e senha. Não há custo de inscrição.

Os candidatos à transferência externa ou obtenção de novo título deverão se inscrever no site da Dips (www.dips.ufla.br) e nesses casos há uma taxa de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais).

Resultados

O resultado preliminar será publicado a partir de 11 de junho de 2018, no SIG (mudança interna) e no site da Dips. Já a publicação do resultado final será a partir de 29 de junho, nos mesmos sites. É de responsabilidade do candidato se inteirar sobre o resultado.

Os pré-requisitos para cada modalidade, assim como as demais informações a respeito do processo, podem ser acessados no edital.

Acesse aqui o edital dos processos seletivos de mudança interna, transferência externa e novo título (2018/2).

Mais de 16 mil estudantes confirmados no UFLA de Portas Abertas- evento ocorrerá em 16 de maio

Mais de 16 mil estudantes já estão confirmados no IV UFLA de Portas Abertas que será realizado em 16/5, das 8h às 18h, no câmpus universitário. A mostra de profissões tem como objetivo permitir que os estudantes matriculados no Ensino Médio conheçam os cursos de graduação, as respectivas profissões e o funcionamento da Universidade. A última edição, realizada em junho de 2017, reuniu mais de 13 mil estudantes.

As inscrições ainda podem ser realizadas pelas escolas.

Cadastro das escolas

As escolas públicas e particulares interessadas devem acessar o formulário de inscrição (clique aqui), que deve ser preenchido por um responsável (professores, secretários, diretores, coordenadores, entre outros) da escola. O evento não aceita inscrições individuais de estudantes, apenas das escolas. As inscrições serão encerradas quando o número máximo permitido de visitantes for atingido.

Acesse o formulário de inscrição das escolas

Alimentação

Há um limite de refeições ofertadas pelo Restaurante Universitário (RU) durante o evento. Por isso, os critérios para selecionar as escolas que poderão usufruir do almoço no RU pelo valor R$ 5,00 por pessoa serão, em primeiro lugar – escola pública e em segundo lugar – ordem de inscrição.

Após a demonstração de interesse em almoçar no RU (por meio do preenchimento do formulário de inscrição), se ainda houver vagas disponíveis, a organização do evento entrará em contato confirmando o atendimento. Neste momento, a escola já deverá informar o número exato de alunos visitantes, com a menor margem de erro possível, para que assim outros alunos possam ser atendidos.

Acessibilidade

A UFLA está atenta à acessibilidade. Sendo assim, escolas que tiverem algum aluno que necessite de atendimento especial devem especificar na ficha de inscrição.

Está disponível o aplicativo do IV UFLA de Portas Abertas

O aplicativo do UFLA de Portas Abertas já está disponível. Para baixar basta acessar o Play Store e procurar por UFLA de Portas Abertas (ou clique aqui para acessar o link). Por meio do aplicativo os participantes poderão conhecer melhor os cursos ofertados pela Universidade, obter informações gerais sobre a vida acadêmica, além de acessar um mapa para melhor orientá-los.

O aplicativo foi desenvolvido pela Robotica Jr, empresa júnior formada por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, com orientação de professores do Departamento de Engenharia da UFLA.

Mais de 16 mil estudantes já estão confirmados no evento que será realizado em 16/5, das 8h às 18h, no câmpus universitário. A mostra de profissões tem como objetivo permitir que os estudantes matriculados no Ensino Médio conheçam os cursos de graduação, as respectivas profissões e o funcionamento da Universidade.

A organização das atividades é feita pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em conjunto com as entidades de extensão da Universidade e colaboração de toda a comunidade acadêmica.

Nota de falecimento- professor Marcelo Adhemar de Andrade Carvalho

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) comunica e lamenta o falecimento do professor aposentado Marcelo Adhemar de Andrade Carvalho. O velório ocorre no São João Batista e o sepultamento será às 16h no Cemitério São Miguel.

Professor Marcelo foi chefe do Departamento de Engenharia (DEG) entre 1984 e 1987, sendo homenageado na solenidade em comemoração aos 50 anos do Departamento, realizada em 2016.