UFLA realiza nesta semana o IV Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos

Com a presença de 300 congressistas vindos de nove estados diferentes, o IV Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos (CMEA), teve sua abertura no dia 11/4, às 18h, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com palestras de dez diferentes temas, como: Produtos de Origem Animal, Alimentos Funcionais, Técnicas Sensoriais Avançadas, Balas Confeitos e Chocolates, entre outros relevantes para a área de engenharia de alimentos, o Congresso também contará com apresentações de trabalhos, workshops, atividades práticas e visita técnica, até sábado (14/4).

A cerimônia de abertura contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques; do chefe do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) e coordenador geral do IV CMEA, professor Luís Roberto Batista; da coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Alcinéia de Lemos Souza Ramos; e dos representantes discentes da Comissão Organizadora, Flávia Débora da Silva e Lucas Barreto de Carvalho.

Em seu depoimento, Édila enfatizou a importância da área para a geração de conhecimento e tecnologia; produção e distribuição dos alimentos não só no País, mas no mundo e ainda lembrou que: “essa sociedade que demanda alimentos no dia-a-dia, é a mesma que nos financia”, aproveitando a oportunidade para levantar a reflexão do quão necessário é o apoio e a confiança da sociedade nas universidades públicas e, principalmente, nas pesquisas desenvolvidas dentro dessas instituições.

O coordenador-geral, professor Luís Batista, destacou a importância da integração entre o DCA e a administração da universidade, fazendo um agradecimento especial ao esforço e empenho para concretização do evento. Lucas Barreto, representando a comissão organizadora, destacou a amplitude do evento. “Apesar de ser um Congresso Mineiro, recebemos aqui nove estados diferentes e isso prova a abrangência cada vez maior do CMEA.”

Homenagem

A abertura contou também com uma homenagem à professora Maria Isabel Fernandes Chitarra, docente aposentada do DCA/UFLA, que faleceu no ano passado. A lembrança foi feita pelo professor Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, que relembrou a trajetória e grande contribuição de Isabel na área pós-colheita de frutas e hortaliças. “Ela deixou um grande legado para nós, marcado principalmente pela publicação científica sobre pós-colheita, o livro ‘Pós-colheita de frutas e hortaliças: fisiologia e manuseio’, além de um glossário  de termos técnicos da mesma área, sendo, em português a literatura mais completa que temos hoje.”

Mayara Toyama – bolsista DCOM/Fapemig