Preservação do patrimônio de Ciência & Tecnologia da UFLA- colabore com o projeto do Museu Bi Moreira

A origem da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se encontra atrelada à formação e consolidação da antiga Escola de Agricultura de Lavras (ESAL), criada em 1908. Ao longo desses mais de 100 anos, a Universidade preservou diversos artefatos de Ciência & Tecnologia (C&T), provenientes da ESAL. A maioria foi incorporada ao acervo do Museu Bi Moreira (MBM); e outros aparatos, como as máquinas agrícolas, se mantêm em exposição em diferentes áreas do câmpus.

Hoje, as ações de preservação dessa importante parcela do patrimônio cultural da UFLA estão sendo intensificadas por meio do projeto “A importância do Patrimônio de C&T da UFLA: mapeamento, política de preservação e musealização”, iniciado em 2014, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), com o objetivo de se criar medidas de preservação e valorização do patrimônio da Instituição. Neste sentido, estão sendo intensificadas as ações de preservação dessa importante parcela do patrimônio cultural universitário. O projeto conta com a participação do professor Thomaz Chaves (DCC), professor Paulo Ricardo Silva (DQI), da museóloga Patricia Muniz (Proec).  

Nessa primeira fase do projeto, serão identificados os aparatos de C&T até a década de 1970, que podem estar em desuso nos departamentos e setores da UFLA. Ressalta-se que patrimônio de C&T, é composto por os “bens produzidos e/ou utilizados nas atividades de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico. Ou seja, aqueles bens que participaram do cotidiano dos laboratórios de pesquisa do país e contribuíram para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil”, e que atualmente se encontram obsoletos e/ou em desuso.  

Para que o projeto tenha sucesso é necessária a colaboração de todos os professores, técnicos administrativos e discentes da UFLA, que lidam com esses aparatos de C&T, para a devida identificação desse patrimônio nas dependências da Universidade.

O contato deve ser feito com a equipe do Museu Bi Moreira, pelo telefone (35) 3829-1205. A equipe do Museu fará a avaliação e o cadastro dos aparatos nos locais.