UFLA na Comunidade: desde 2009, projeto na área de Física busca popularizar a ciência na cidade e região

O projeto “Magia da Física e do Universo” é uma iniciativa de divulgação científica do Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (DFI/UFLA). Com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), e também do Mestrado em Física, o projeto integra ensino, pesquisa e extensão. Coordenado pelos professores Karen Luz Rosso e Jose Alberto Nogales, seu principal objetivo é despertar a curiosidade e o interesse das pessoas para que entendam como funciona o Universo.

Alunos dos cursos de Física, Química e Biologia desenvolvem experimentos com o objetivo de despertar o interesse de alunos do ensino médio por essas disciplinas. As experiências, quase sempre de baixo custo, podem ser feitas em casa e assim, aguçar a mente das crianças. Além de acabar com o mito de que a física é um “bicho de sete cabeças”. “Fazer com que os alunos do ensino médio pesquisem a reação de um experimento os ensina a desenvolver a própria resposta. Quando a resposta não é dada diretamente, as crianças ficam curiosas e pesquisam sobre o assunto. Se a solução for dada logo no inicio, o pensamento não é instigado”, explica Nogales.

O trabalho, que ensina a ciência de forma criativa, dá uma ideia de como a física é estruturada e como se torna um fato cientificamente comprovado. O “Magia da Física e do Universo” surgiu 2009, com uma proposta de proporcionar discussões científicas para além do ambiente acadêmico, tornando a ciência acessível ao público de forma leve e descontraída. Motivar e incentivar a curiosidade sobre vários fenômenos físicos de forma interativa e divertida faz com que as pessoas pensem a respeito das experiências apresentadas e, assim, tirem suas próprias conclusões.

Em 2011 o projeto criou o evento Festa das Estrelas, que são oficinas de astronomia abertas ao público e realizadas na UFLA, no CEU de Lavras e nas escolas. Neste período letivo, os encontros dessas oficinas começaram em 24/3 e vão até 30/6 (confira a programação). As atividades incluem debates e observação as estrelas. As reuniões são realizadas aos sábados, às 19h, no museu de História Natural da UFLA, e é aberto à população. A partir desse trabalho, a equipe criou um vínculo com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, incentivando a participação dos estudantes de Lavras e região.

Laís Diniz – jornalista (Projeto DCOM/Fapemig)