Encontro em São Sebastião do Paraíso indica avanços para instalação de câmpus da UFLA no local

Durante o encontro em São Sebastião do Paraíso, houve visita ao terreno onde serão construídas as instalações do câmpus.

Projeto de câmpus avançado em São Sebastião do Paraíso está em tramitação no MEC. Quando ocorrer a viabilização de todos os recursos necessários, as atividades serão iniciadas.

O processo para implantação de um câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso teve uma nova etapa nesta quinta-feira (29/3). Com a presença do ministro da Educação Mendonça Filho na cidade, foi anunciado que o projeto será submetido, em breve, ao Conselho Nacional de Educação (CNE), após tramitar nas secretarias responsáveis do Ministério da Educação (MEC). O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, e o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, participaram do encontro.

Houve visita ao terreno que está sendo doado à Universidade para construção da estrutura física. A área de 150 mil m2 é bem avaliada por apresentar condições adequadas para sediar um câmpus universitário, como localização estratégica e estrutura de águas, águas pluviais, esgoto e energia elétrica subterrânea. Trata-se de um terreno antes pertencente ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e que agora está sendo doado pela prefeitura de Paraíso para que a UFLA estabeleça o novo câmpus. Não há ainda data prevista para o início das obras.

A perspectiva é de que, quando entrar em funcionamento, a unidade ofereça cursos com foco em tecnologia e inovação. Na fase inicial, o projeto prevê o ingresso dos estudantes no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT). Após cursar três anos dessa base, o estudante fará a opção em se especializar em engenharia de produção, engenharia de software ou engenharia industrial, com duração de mais três anos.

Em São Sebastião do Paraíso, professor Scolforo reforçou que o início das atividades ocorrerá quando os recursos necessários estiverem disponíveis, para que se possa garantir no câmpus avançado a qualidade que é a marca do trabalho desenvolvido na UFLA.

A meta é ofertar 180 vagas por ano, com perspectivas futuras de oferta também de um programa de pós-graduação. O início das atividades, entretanto, estará vinculado à viabilização de recursos necessários. Professor Scolforo explica que a instalação de um câmpus avançado foi aprovada pelo Conselho Universitário (CUNI) mediante o atendimento integral das demandas que o projeto apresenta, como contratação de professores e servidores técnico-administrativos, recursos para a infraestrutura física e equipamentos, além de recursos para manutenção. Assim, será necessário que esses recursos estejam à disposição da Universidade para que ocorra a inclusão das vagas em processos seletivos.

“Os atores envolvidos no projeto estão trabalhando para garantir que, desde o início, esse empreendimento ousado mantenha o mesmo nível elevado de qualidade inerente à execução de trabalhos da UFLA”, resumiu Scolforo.

No encontro, professor Scolforo falou sobre a trajetória da UFLA, que, com o Reuni, priorizou a expansão na própria sede, sem nunca deixar de primar pelo crescimento aliado à qualidade pela qual é conhecida. “Somos uma das raras universidades do interior de um estado que está qualificada como uma das melhores instituições desse País”. Lembrou também o papel da instituição e do professor Alfredo Scheid Lopes para o aumento da produção agrícola no cerrado brasileiro, tida como uma das maiores conquistas da ciência agrícola no século 20. “Não estudei na ESAL nem na UFLA, mas me considero ‘esaliano’ e ‘uflaniano’ ao extremo, porque tenho um orgulho enorme por essa e por tantas outras contribuições que a Universidade tem dado ao País. Por isso, um dos lemas da nossa comunidade é o ‘orgulho de ser UFLA’”.

A ideia de um câmpus da UFLA em São Sebastião do Paraíso esteve em discussão na instituição já em 2009, quando foi aprovada pelo CUNI. O projeto foi então encaminhado ao MEC para avaliação. Em 2016, as negociações sobre a proposta foram retomadas, com apoio do deputado federal Carlos Melles, incentivador da iniciativa. Houve, então, uma atualização da proposta e nova avaliação e aprovação pelo CUNI. O município é considerado estratégico para o investimento, por estar próximo a cidades do interior de São Paulo de forte expansão e desenvolvimento, além de apresentar grande destaque no agronegócio – condição que vai ao encontro da experiência e tradição da UFLA em ensino, pesquisa e extensão.

O investimento previsto no projeto é de 50 milhões de reais para a fase inicial, e mais seis milhões de reais por ano para manutenção das atividades. Durante o encontro em Paraíso, o ministro da Educação garantiu que, após as tramitações necessárias, o MEC estará comprometido com a viabilização das demandas. Ele também destacou a qualidade da UFLA como referência nacional e internacional e enfatizou o alto desempenho da gestão executada na instituição, pelo reitor e pela equipe, que prezam pelo zelo com o recurso e com o bem público. Mendonça Filho enalteceu Scolforo como homem público, pela liderança e persistência que demonstra no trabalho para manter o crescimento da Universidade, com projetos inovadores.