Dade/Dired: Inscrições abertas para oficinas de formação de professores da UFLA

Encontro presencial de curso de formação docente – 2016

A Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), em parceria com a Diretoria de Educação a Distância (Dired), está com inscrições abertas para quatro oficinas de formação continuada de professores. Os docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) podem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG-UFLA). Há duas oficinas abertas também à participação de servidores técnico-administrativos.

Curso Campus Virtual para Docentes – Turma 1

Curso semipresencial de curta duração (30h), como forma de capacitação dos professores para uso e manuseio dos principais recursos disponíveis no Campus Virtual, abrangendo momentos com atividades presenciais (em laboratório) e a distância (sala de aula virtual). Abordará as ferramentas mais usadas, disponíveis no Campus Virtual, suas configurações, uso pedagógico e dicas de organização e layout  de salas virtuais, com o passo a passo para uso destas pelos docentes em suas salas de aula on-line.

Duração: 11/4 a 2/5
Encontros presenciais:
Opção 1:  dias 11, 18 e 24/4 – das 8h às 11h
Opção 2: dias 12, 19 e 25/04/2018 – das 14 às 17 horas
Local: Polo INES/UFLA – Câmpus Histórico
Público-alvo: docentes e técnicos administrativos
Vagas: 20 para cada oferta
Carga horária: 30 horas
Inscrições: 26/3 a 9/4

Oficina – Campus Virtual: avaliação on line – Turma 1

A oficina se dispõe a apresentar o passo-a-passo para a criação de provas on-line nas salas de aula virtuais, utilizando-se a ferramenta “questionário” da plataforma Câmpus Virtual. Apresentação de diversas funcionalidades como: banco de questões; questões aleatórias organizadas por assunto, por nível de dificuldade ou outros critérios; questões em diferentes formatos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, associativa ou dissertativa; provas com tempo pré-determinado; restrição de acesso para aplicação de provas para alunos especiais; correção automática pelo sistema, com ou sem feedbacks; resultado divulgado somente após o término da prova, entre outras.

Data: dias 25 ou 26/4
1ª oferta: 25/4 – Horário: das 8h às 11h
2ª oferta: 26/4 – Horário: das 14h às 17h
Público-alvo: docentes e técnicos administrativos
Vagas: 10 para cada oferta
Carga horária: 3 horas

Metodologias ativas: Aprendizagem por pares; Sala de aula invertida e Aprendizagem baseada em problema

Apresentação das metodologias de aprendizagem por pares; sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problema com realização de atividades práticas utilizando tais metodologias.

Data: 5/4 – Horário: das 14h às 17h
Público-alvo: docentes
Vagas: 20 para cada oferta
Carga horária: 3 horas

Construindo objetos de aprendizagem utilizando os recursos H5P

Apresentação da ferramenta H5P disponível na plataforma Câmpus Virtual e suas possibilidades de uso na construção de objetos de aprendizagem para ambientes virtuais.

Data: 11/4 – Horário: das 8h às 11h
Público-alvo: docentes
Vagas: 25 para cada oferta
Carga horária: 3 horas