Estudantes de Engenharia Civil gravam videoaulas com ensaios de caracterização na área de mecânica dos solos

Durante o período letivo 2017/2, os estudantes de Engenharia Civil, matriculados na disciplina “Mecânica dos Solos I”, desenvolveram uma série de videoaulas abordando o conteúdo ministrado. Foram produzidos 11 vídeos, nos quais os alunos apresentam como realizar ensaios de caracterização do solo por meio de diferentes métodos.

De acordo com o professor Rodrigo Allan Pereira (DEG), responsável pela disciplina, o material poderá ser utilizado por profissionais da engenharia, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores: “A ideia da realização desse trabalho veio a partir da experiência prévia de que se aprende melhor quando se coloca em prática o conteúdo teórico, sobretudo quando é necessário compartilhar estas informações com outras pessoas”, frisou o docente.

Com a atividade, o professor buscou impulsionar o processo de aprendizagem e incentivar habilidades como relações interpessoais, atualmente bastante valorizadas no mercado de trabalho.

A série foi produzida com o auxílio do Núcleo de Divulgação Científica, da Diretoria de Comunicação da UFLA, e está disponível no canal do YouTube da Universidade.