Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) teve início na UFLA

Iniciou na última sexta-feira (16/3) o programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), no Departamento de Ciências Exatas (DEX), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O corpo docente será formado por 13 professores. O mestrado visa o aperfeiçoamento profissional de professores de Matemática na Educação Básica.

O programa em Rede Nacional, em 74 polos no País, tem nota de avaliação máxima pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É um programa de mestrado semipresencial gratuito, formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Capes, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O Profmat surgiu mediante uma ação induzida pela Capes junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

O ingresso no Profmat foi por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), realizado uma vez por ano. E foram atendidos prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que buscam aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

Trabalho de Conclusão

O trabalho de conclusão final do Profmat versa sobre temas específicos pertinentes ao currículo de Matemática da Educação Básica com impacto na sala de aula.

Os mais de 3.000 trabalhos de conclusão de curso do Profmat encontram-se no sítio http://www.profmat-sbm.org.br/dissertacoes

Videoaulas

O Profmat possui mais de 412 videoaulas disponíveis. Acesse em http://www.profmat-sbm.org.br/videaulas-do-profmat

Mestrado Profissional

Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).

Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação.

A Capes é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos.