Professora da Universidade de Évora visita UFLA para fortalecer parceria

Na última semana a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita da professora Fátima Baptista, diretora do Departamento de Engenharia Rural e vice-diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Évora, em Portugal.

A visita ocorreu com o objetivo de estreitar a parceria já existente com a UFLA e projetar futuros projetos entre as duas universidades. Na ocasião, a professora ministrou uma palestra a toda a comunidade acadêmica para apresentar a Universidade de Évora e tratar sobre assuntos pertinentes a essa parceria.

Além dessas atividades, a professora aproveitou a visita e se reuniu com o coordenador do curso de Engenharia Agrícola, professor Gabriel Araújo e Silva Ferraz, e também com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, professor Ednilton Tavares de Andrade, para discutir sobre possíveis projetos e a possibilidade de intercâmbio entre docentes e discentes.

Os professores do Departamento de Engenharia: Patrícia Ferreira Ponciano Ferraz, Tadayuki Yanagi Junior, Rodrigo Allan Pereira, Rafael Mendes Farinassi e Priscilla Abreu Pereira Ribeiro aproveitaram a oportunidade para apresentar toda a estrutura da UFLA à professora Fátima, em especial o Departamento de Engenharia, com seus grupos de trabalho e projetos de pesquisa em execução, além dos novos projetos que poderão ser desenvolvidos juntos.

Por fim, a professora reuniu-se com a vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; o assessor para Desenvolvimento Acadêmico e Assuntos Administrativos, professor Márcio Machado Ladeira; o chefe do Departamento de Engenharia, professor Carlos Eduardo Silva Volpato; além dos professores Gabriel Araújo, Ednilton Tavares; Patrícia Ferraz e Priscilla Abreu, para tratar dos novos rumos dessa parceria que já é forte e só tende a ampliar.

Fátima Baptista

Leciona disciplinas na área do condicionamento ambiental, sobretudo em construções rurais. Desenvolve atividades de investigação nas áreas de controle ambiental em instalações pecuárias e em estufas, em temas relacionados com eficiência energética na agricultura e na agro-indústria e ainda na gestão e valorização de efluentes e resíduos agrícolas e agro-industriais, com ênfase na economia circular. É autora de mais de 100 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e de comunicações em várias reuniões científicas.