Inscrições abertas para o Piblic/UFLA – programa promove a introdução de estudantes de licenciatura à docência em escolas da rede pública

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas para as Licenciaturas (Piblic) da Pró-reitoria de Graduação (PRG), projeto que busca introduzir os estudantes de cursos de licenciatura no ambiente da docência na rede pública de educação básica, mediante seleção de projetos submetidos por servidores docentes da UFLA. As inscrições podem ser feitas até às 17h de 16/3, obedecendo aos requisitos previstos no Edital Nº 03 – PIB/PRG/UFLA .

O Piblic é uma submodalidade pertencente à Bolsa Institucional de Ensino e Aprendizagem (Biea) do Programa Institucional de Bolsas (PIB), financiado pela UFLA. O programa foi idealizado em 2013 com o objetivo de ofertar bolsas aos discentes de cursos de licenciatura noturnos da Universidade, em formato similar ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde a sua primeira edição, já ofertou mais de cem bolsas a graduandos em projetos de docência em escolas de ensino fundamental e médio em Lavras e região.  É coordenado pela Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), sendo gerenciado e executado pela PRG.

Mais que contribuir com a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de licenciatura, oferecendo-lhes oportunidades de conhecimento e prática na docência, o Piblic colabora com a expansão da missão educacional da UFLA, promovendo a interação com a comunidade por meio do compartilhamento de saberes e do desenvolvimento da cidadania na educação básica da região.

Com este novo edital do Piblic, a UFLA assume o compromisso social de não interromper as atividades de formação de professores, no âmbito da política de iniciação à docência, bem como as ações de articulação com as escolas de Educação Básica. Estão sendo ofertadas 100 vagas para atender estudantes que perderam a bolsa pelo programa Pibid, suspenso em fevereiro de 2018. Por isso, para inscrever o projeto, o coordenador deve, além de pertencer ao quadro permanente de servidores da UFLA, ter participado do desenvolvimento do projeto Pibid no edital Capes Pibid 061/2013 e possuir uma declaração comprobatória da Coordenação Institucional do Pibid na UFLA.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, o Piblic é uma iniciativa extremamente relevante da UFLA, que complementa o Pibid e cria boas oportunidades para que estudantes juntem a pesquisa com a prática docente direcionada para a educação básica. “As atividades desenvolvidas nos projetos contribuem muito para a preparação dos nossos futuros professores. Tenho certeza que, em conjunto com a formação oferecida nas licenciaturas, esse programa contribuirá para a melhoria da qualidade da educação básica”, ressaltou.

A proposição de subprojetos deverá ser realizada por professores dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Letras (presencial), Matemática, Química, Educação Física e Pedagogia (EaD) da UFLA. O valor da bolsa é de R$300 mensais, sendo estabelecido o regime de 12 horas semanais de atividades. A vigência do contrato é de 01/04/2018 até 31/07/2018.

Clique aqui e acesse o edital na íntegra

Clique aqui para ter acesso ao formulário de inscrição