Doutorando da UFLA é selecionado para o Startup Universitário – iniciativa do programa Minas Digital estimula empreendedorismo nas instituições de ensino

O doutorando Rafael Machado Felix de Lima, do programa de Pós-Graduação em Agroquímica (Química/Bioquímica), do Departamento de Química (DQI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi selecionado para o Startup Universitário, do programa Minas Digital. Ele é orientado pela professora Adelir Aparecida Saczk. Rafael, que é professor na Faculdade Una de Pouso Alegre, foi um dos 100 docentes de instituições de ensino superior selecionados no estado para participar do projeto.

A iniciativa do Governo do Estado, capitaneada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), visa despertar a cultura empreendedora e o desenvolvimento dos ecossistemas universitários nas Instituições de Ensino, capacitando e apoiando os professores universitários a criarem ações e programas que deem aos alunos a oportunidade de desenvolver um comportamento empreendedor,

Por meio dos educadores selecionados, o programa pretende apoiar até 100 startups em instituições de ensino na criação de protótipos e ambientar 34 espaços de ideação nos campus das instituições dos professores selecionados, com o montante total de até R$700.000,00.

A capacitação dos professores envolverá os temas de educação empreendedora para que possam desenvolver ecossistemas inovadores nas instituições de ensino. Os educadores também receberão, em suas instituições, uma equipe especializada para assessorá-los na construção do plano de trabalho de atividades voltadas ao fomento do empreendedorismo e inovação.

Além disso, o Programa apoia a criação de empresas de base tecnológica, estimulando ciência e tecnologia. Nesta etapa, o apoio será em material de consumo, equipamentos e serviços especializados para a construção de protótipos viáveis para startups universitárias orientadas por professores participantes do programa Startup Universitário.

Na UNA de Pouso Alegre, Rafael ministra disciplinas de Química e Bioquímica para os cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Agronomia, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, Medicina Veterinária. O projeto do Startup Universitário ainda irá contemplar os cursos de Administração e Arquitetura e Urbanismo.

Na UFLA, no Laboratório de Analítica e Eletroanalítica (LAE-DQI), como discente de doutorado do PPAG, desenvolve pesquisa científica voltado a eletroquímica e eletroanalítica, no desenvolvimento e aplicação de sensores químicos. Pesquisa principalmente eletrossíntese de novos materiais para uso como sensores em análises residuais. Realiza desenvolvimento de protocolos de validação de metodologias
analíticas envolvendo diferentes guias de figuras de mérito (FDA, Eurochem, Anvisa, Inmetro, IUPAC, MAPA). Aplicando na área de caracterização de fármacos e compostos bioativos; Síntese química e eletroquímica de polímeros condutores; líquidos iônicos para a aplicação como eletrólito de suporte; análise por injeção em batelada (BIA); utilização de ferramentas estatísticas em eletroquímica; desenvolvimento de sensores eletroquímicos.

Além do doutorando, a professora Jenaina Ribeiro Soares, do Departamento de Física (DFI), também é uma das selecionadas para o Startup Universitário.

Confira aqui os 100 professores selecionados para o Startup Universitário