UFLA sediará evento regional de Matemática Aplicada e Computacional

De 4/4 a 6/4, a UFLA sediará, pela primeira vez, o ERMAC – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), e tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes e professores de todo o estado de Minas Gerais e região, promovendo o intercâmbio de ideias entre as aplicações da Matemática e áreas científicas, tecnológicas e industriais.

O ERMAC UFLA é uma parceria de organização e os Departamentos de Ciências Exatas (DEX) e Ciência da Computação (DCC) da UFLA, e contará com palestras, mesas redondas, sessões técnicas e minicursos. Os temas tratados são interdisciplinares, abrangendo Solução Numérica de Equações, Otimização, Estatística Computacional, Uso de Tecnologias no Ensino de Matemática e Aplicações na Indústria e Engenharia.

Dentre os palestrantes, estão pesquisadores do CeMEAI – USP (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria), do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), UFLA, UFMG, UFSJ, EESC USP, além da colaboração e parcerias de diversas instituições de Minas Gerais.

Segundo a coordenadora geral do evento, professora Evelise Roman Corbalan Góis Freire, “o ERMAC na UFLA é um momento de extrema importância para fortalecer o diálogo entre as áreas, favorecendo o intercâmbio entre as técnicas matemáticas e suas aplicações na solução de problemas reais e de interesse da sociedade. É uma oportunidade de unirmos todos os esforços de alunos, pesquisadores e professores da Matemática, Computação e Engenharia da região interessados neste diálogo”.

A data limite para submissão de resumos para apresentação no ERMAC é dia 31/01/2018. Mais informações podem ser encontradas na página do evento em http://www.eventos.ufla.br/ermac2018 ou na rede social, https://www.facebook.com/ermacufla.

Fábio Lima (bolsista Proat/Dcom)