12º “Espetáculo Expressão, Música e Dança” será realizado nesta quarta (24/1), no Salão de Convenções

O poeta Carlos Drummond de Andrade é tema desta edição

Na quarta-feira (24/1), será realizada a 12ª edição do “Espetáculo Expressão, Música e Dança”. As apresentações têm início às 19h, no Salão de Convenções da UFLA, sendo abertas e gratuitas a toda a comunidade lavrense. O tema desta edição aborda as obras de Carlos Drummond de Andrade, fazendo com que grupos de estudantes e da comunidade se organizem em apresentações de manifestações da cultura corporal do movimento, envolvendo atividades expressivas, diferentes tipos de danças e performances musicais que remetam à poesia do poeta mineiro.

O evento faz parte da disciplina “Atividades Rítmicas e Expressivas”, sob a coordenação da professora do Departamento de Educação Física (DEF), Priscila Carneiro Valim-Rogatto e com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Clique aqui para mais informações sobre o projeto.

Luto: UFLA lamenta o falecimento de estudante de Letras

Com pesar, a UFLA comunica o falecimento do estudante Fabiano Lino, que cursava o 3º período de Letras. Ele foi vítima de acidente automobilístico no último domingo, 21.

Depoimentos de amigos ressaltaram qualidades como a alegria constante, humildade, simplicidade e determinação – Fabiano conciliava os estudos com o trabalho, como corretor de seguros, em Lavras.

O sepultamento foi realizado no dia 22, em Cana Verde, sua cidade de origem.

UFLA na Mídia: pesquisas sobre cachaças são destaque em imprensa especializada

A reportagem sobre as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Análises de Qualidade de Aguardente (LAQA), do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi replicada no “Site da Cachaça”, um portal específico sobre a bebida.

Na matéria, a professora Maria das Graças Cardoso fala sobre os estudos que são realizados em toda a cadeia produtiva da cachaça, com profissionais de vários departamentos da universidade.

Confira aqui a matéria.

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig.

UFLA na Mídia: renda do produtor rural no Sul de Minas

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) apontou uma queda de quase 13% na renda do produtor rural do Sul de Minas em 2017. O estudo foi desenvolvido pelo Departamento de Administração e Economia (DAE), por meio dos cálculos dos Índices de Preços Recebido/IPR (relativos aos preços recebidos pelos produtos comercializados pelos produtores rurais) e Índices de Preços Pagos/IPP (relativo aos preços pagos aos insumos para produção).

A pesquisa foi divulgada no jornal da EPTV, Sul de Minas e no G1 Sul de Minas: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/pesquisa-aponta-queda-de-quase-13-na-renda-do-produtor-rural-no-sul-de-minas.ghtml

O levantamento consultou o preço de 72 produtos. Entre os produtos que tiveram maior variação negativa no preço estão o milho, o leite, o feijão, a farinha de mandioca, o tomate, o ovo, o açucar e os legumes.

Para o coordenador do trabalho, professor Renato Fontes, essa movimentação de preços é normal no setor, pois o mercado se organiza de forma bastante pulverizada na produção agropecuária, caracterizando como mercado em concorrência perfeita, onde o preço das commodities é dado pela interação da oferta e demanda.

Leia também: http://www.ufla.br/ascom/2018/01/11/divulgacao-do-indice-de-precos-pagos-ipp-e-indice-de-precos-recebidos-ipr-anual/