UFLA realizará I Encontro Nacional sobre Saúde Única- inscrições abertas

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizará o I Encontro Nacional sobre Saúde Única “One Health” nos dias 26 e 27 de janeiro. Inscrições devem ser realizadas no site: https://www.saudeunicaufla.com.br/portal/inscricao/

O evento será aberto à comunidade de profissionais de saúde humana, animal e ambiental, além da comunidade acadêmica e científica em geral. Os temas serão: saúde única/One Health; zoonoses de importância em saúde pública; desafios para o estudo de doenças transmissíveis; e qualidade sanitária dos alimentos de origem animal e resistência a antimicrobianos.

O encontro terá a participação de palestrantes pesquisadores e autoridades profissionais nos temas abordados, entre os quais representantes da UFLA, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Ministério e secretarias de Saúde, além de palestrantes internacionais. 

O encontro é realizado pelo Núcleo de Estudos Saúde Única, lotado no Laboratório de Epidemiologia (LEPI) do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) com o apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde (MS), e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CRMV-MG). 

Saúde Única/One Health

Em 2008, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FAO) lançaram a iniciativa intitulada “Um Mundo, Uma Saúde”. O escopo desta iniciativa é abordar o tema saúde por meio de uma visão holística para demonstrar a inter-relação das várias vertentes do termo saúde, destacando-se a saúde humana, animal, vegetal e do meio-ambiente.

O termo One health traduzido como Saúde Única é um conceito sugerido para demonstrar a indissociabilidade da saúde humana, animal e ambiental. Demonstra, que os grandes desafios relacionados à saúde e alimentação na humanidade moderna exigem uma ação integralizada e holística desses componentes.

Segundo a OIE (2016) 60% das doenças infecciosa humanas são zoonoses; 75% dos agentes de doenças infecciosas no homem são de origem animal; cinco doenças novas no homem surgem por ano, sendo três de origem animal; 80% dos agentes causadores de doenças que podem ser utilizados como armas biológicas são zoonóticos.

Confira a programação completa: https://www.saudeunicaufla.com.br/portal/programacao/ 

Inscrições on-line com submissão de resumos: até 20 de janeiro: https://www.saudeunicaufla.com.br/portal/submissao/