Núcleo de Pesquisa em Bioengenharia Aplicada a Reabilitação Humana da UFLA fica entre os 8 melhores startups em ciências da saúde



26 de dezembro de 2017, 1:37 pm , com 962 visualizações

O Núcleo de Pesquisas em Bioengenharia Aplicada a Reabilitação Humana (BEARH), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi selecionado entre os 21 melhores projetos para participar da 4ª rodada de um dos maiores programas de pré-aceleração de startups em ciências da saúde, o Biostartup Lab. A primeira fase que consiste no processo de seleção,  recebeu aproximadamente 70 projetos de equipes do Brasil e de outros países.

O BioStartup Lab mantém um programa de pré-aceleração, que oferece a novos empreendedores a oportunidade de testar e validar produtos, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades, incluindo captação de recursos e gestão de negócio. Em Minas Gerais, o BioStartup Lab é uma iniciativa da Biominas Brasil e do Sebrae Minas, em parceria estratégica com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) e conta ainda com as empresas âncoras Unimed BH e Hermes Pardini.

Em cada rodada, as 21 equipes selecionadas participam de um programa de imersão que dura 10 semanas. Durante este período, as equipes seguem a metodologia elaborada pela Biominas Brasil e que é voltada para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo em ciências da vida. Esta metodologia inclui workshops e treinamentos, mentoria, sessões de validação (com a participação de grandes empresas), lições aprendidas e atividades de networking. Ao longo do processo, as equipes participam de bancas de avaliação que determinam as melhores equipes que seguirão no programa. As 8 equipes finalistas apresentam sua solução para o DemoDay, um evento que ocorre no SEBRAE MINAS, em Belo Horizonte. 

A equipe do  BEARH ficou entre as 8 melhores equipes e participou da final do programa, o DemoDay. Com a presença de  centenas de pessoas,o núcleo apresentou o seu projeto, através de um Pitch, para investidores e despertou interesse de diversas empresas nas áreas de ciências da saúde. 

Para gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades, a Biominas Brasil vai promover o Biomaker Battle – uma competição científica que busca transformar pesquisas em resultados e inovação, possibilitando trazer a vivência do movimento maker para dentro da universidade e promover a cultura empreendedora entre professores, estudantes e pesquisadores. A competição traz a oportunidade aos participantes de irem além das bancadas do laboratório e começarem a se envolver no universo do empreendedorismo. A atividade tem duração de apenas um dia e tem o propósito de criar oportunidades para a aplicação prática das pesquisas na criação de soluções inovadoras nas áreas de ciências da vida (incluindo Saúde Humana, Digital Health, Saúde Animal, Agronegócio e Meio ambiente). O evento será realizado na UFLA, em 2018, e visa proporcionar aprendizado e vivência em empreendedorismo aos docentes e discentes.

Confira aqui  apresentação do Pitch do BEARH

 

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig. 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivo