Projeto Cria recebe Prêmio do Esporte Mineiro 2017

Atleta do Cria Lavras na pista de atletismo da UFLA

O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp). A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.

Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado.

O assessor do Reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio

Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenagem, o fruto de um belo trabalho em equipe. “A UFLA conseguiu alcançar todos os objetivos estabelecidos para o Cria, conseguimos êxitos educacionais, sociais e esportivos. Os muros da universidade foram retirados e nossos jovens estão desfrutando da UFLA e ambicionando entrar nas suas salas de aula. Este ano, apesar das dificuldades financeiras para todos, alcançamos resultados expressivos, como o pódio no JUBS, inédito para universidades púbicas e a vitória alcançada para Lavras no JIMI. A UFLA é um modelo a ser seguido e demonstra que precisamos de ações férteis para nossos jovens, se assim for, eles virão”, comenta.

Sobre o Cria

Conhecer novos horizontes e descobrir um mundo de possibilidades: é esta a realidade dos integrantes do Cria. Desde 2007, crianças e jovens são treinados pelo professor Fernando, para que possam dar o melhor de si, no esporte e na vida.

O projeto é uma atividade de extensão da UFLA em parceria com a Prefeitura Municipal. Tem como objetivo, por meio do atletismo, colocar crianças e jovens da cidade e região em contato com a universidade, para que, dessa forma, se sintam incentivados a ingressar nesse ambiente.

De segunda a sábado, das 15h às 18h, os atletas treinam na Pista de Atletismo de Alto Rendimento ou no Ginásio Poliesportivo da UFLA. Os participantes são divididos em quatro grupos, sendo o primeiro composto por crianças de 7 a 10 anos, o segundo grupo, também chamado de iniciantes, de 10 a 14 anos, o grupo intermediário, compreendido por adolescentes de 15 a 17 anos, e os avançados, acima de 17 anos. Os atletas que se superam em seus grupos, mesmo que não tenham alcançado a próxima faixa etária, são transferidos de equipe. O grupo dos “pequerruchos” (de 7 a 10 anos), como são chamados pelo professor Fernando, também possuem atividades de judô, taekwondo e dança.

Reitor da UFLA, professor José Scolforo; coordenador do Cria, professor Fernando; e a equipe do Cria que ganhou o JUBs

Podem participar do projeto alunos de escolas públicas e particulares. Atualmente, estudantes de 16 diferentes escolas de Lavras são atendidos na UFLA, totalizando cerca de 110 participantes. A Prefeitura cede o transporte para os treinos e viagens para campeonatos, quando necessário. Estudantes do curso de graduação em Educação Física da Universidade também participam e colaboram com a causa.

Mas a iniciativa não se restringe somente à Universidade: duas vezes por semana, estudantes da disciplina de Esportes Individuais 2, do DEF, conduzem atividades nas próprias escolas públicas de Lavras. Dessa forma, o projeto alcança mais 480 crianças, aproximadamente.

Para o professor Fernando, a força de vontade não tem limites: além do município de Lavras, 1500 crianças são atendidas na região. Cidades como Ibituruna, Ijaci, Perdões, Bom Sucesso, Itumirim, Coqueiral e Itutinga são beneficiadas com o projeto por meio de parcerias com órgãos municipais, onde professores e estudantes de Educação Física da UFLA acompanham as atividades. A iniciativa despertou interesse também em outra universidade: a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inseriu o programa com o apoio da equipe de Lavras.

A contribuição do projeto Cria Lavras na formação das crianças e jovens vai além do esporte. “No projeto, incentivamos os participantes a darem o melhor de si e cobramos resultados também nos estudos: as crianças precisam mostrar o rendimento que têm na escola e, se for preciso, podem fazer as atividades escolares dentro do ginásio”, afirma Fernando. Com esse incentivo e com a determinação que veem nos colegas, muitos conseguiram entrar em universidades federais e concretizaram, dessa forma, o objetivo do projeto.  “Somos parceiros dos pais”, conclui o professor.

Os interessados em participar do projeto podem procurar a secretaria do Departamento de Educação Física, de segunda à sexta-feira. Mais informações pelo telefone: (35) 3829 1293.

Texto: Camila Caetano, jornalista e Panmela Oliveira, bolsista Dcom/Fapemig.