Empresas juniores da ABI Engenharia e grupo Maracatu Baque do Morro promovem ação social em centro de educação infantil de Lavras

15 de dezembro de 2017, 1:50 pm , com 901 visualizações

Na tarde do dia 8/12, estudantes das empresas juniores Tranforma, Proceq, Constru e Torque, do curso de ABI Engenharia, realizaram uma ação social em parceria com o grupo Maracatu Baque do Morro no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Maria Olímpia Alves de Melo”. A atividade contou com a coordenação da professora do Departamento de Educação (DED), Ellen Gonzaga.

A oportunidade foi de interação com as crianças da escola, a partir de uma oficina percussiva de maracatu, teatro, brincadeiras e entrega de brinquedos, além de um lanche coletivo com os participantes.

Também participaram da ação integrantes do grupo de pesquisa “Laroyê- Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras”, que parte de uma perspectiva intersseccional, por meio da construção de novas miradas de culturas e conhecimentos, com foco privilegiado nas crianças dentro e fora da escola.

De acordo com Ellen, ações como essas buscam a construção de novos sentidos para a educação e as infâncias. “Coletivamente, pudemos contemplar e pesquisar o universo das culturas infantis, potencializando reflexões para o desenvolvimento de pedagogias descolonizadoras que reconheçam o protagonismo das crianças, propondo uma revisão da lógica adultocêntrica que tem presidido a produção e veiculação de conhecimentos e de práticas sociais elaborados a respeito dos significados de ser criança”, destacou.

A professora ressaltou, ainda, a busca da UFLA em dialogar com os saberes populares, respaldada no cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei  9394/96), estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena.

Confira as fotos da ação:

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA