UFLA finaliza participação na Vacathon

Equipe participante da UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) finalizou a sua participação no Vacathon, uma inédita hackaton rural que movimentou as instalações da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG) e Coronel Pacheco (MG).  Com o objetivo de encontrar soluções digitais inovadoras para os desafios enfrentados pelos produtores no dia a dia das fazendas, o Vacathon reuniu 20 equipes, durante cinco dias de evento.

O time da UFLA foi liderado pela professora Marluce Rodrigues Pereira e contou com a participação dos estudantes de Medicina Veterinária Bruno Robson Santos e Helbert Freire da Cruz; de Ciência da Computação Gustavo Nunes de Moura e Roberto Gonçalves Santos Junior, e Sistemas de Informação Arlen Mateus Mendes Silva Pinto.

Nesta maratona de programação, as equipes de 20 instituições de ensino superior do País exploraram dados abertos de pesquisas da Embrapa Gado de Leite para desenvolver projetos de software e hardware que respondam aos desafios enfrentados pelos produtores.

Apresentação da solução “Caminho das Vacas” pela equipe da UFLA

Durante a etapa de treinamento (bootcamp), os pesquisadores da Embrapa e produtores repassaram aos participantes informações sobre diversos aspectos da atividade de produção de leite em fazendas. Com base nessas informações, as equipes desenvolveram uma solução computacional, na forma de aplicativo para dispositivo móvel ou “vestível”, de software web ou, ainda, solução de hardware e/ou software aplicadas, direcionadas ou baseadas em Internet das Coisas (IoT).

A avaliação das soluções computacionais ou protótipos ficou a cargo de uma comissão formada por profissionais de diversas áreas do agronegócio, especialistas em tecnologias digitais e em inovação e destacará as cinco melhores propostas apresentadas. Cada time teve cinco minutos para apresentar um pitch presencial, no qual foram julgados os seguintes critérios: impacto econômico, visão de futuro, barreiras de entrada, desenvolvimento e execução da proposta.

A equipe da UFLA ficou classificada em décimo lugar, na categoria prata. É importante destacar que essa equipe foi constituída somente para o Vacathon, em outubro de 2017, e mesmo assim conseguiu durante o evento propor a solução e implementar um protótipo funcional. “Demonstrou sinergia e pro-atividade, chamando a atenção dos organizadores e mentores, que elogiaram a solução proposta e incentivaram o seu desenvolvimento. De uma forma geral a equipe da UFLA deixou uma boa impressão no evento. Para os membros da equipe foi uma experiência excelente, com muito aprendizado sobre o negócio, trabalho em equipe e networking”, comenta a professora Marluce.

Troféu recebido pela UFLA como instituição parceira, das mãos de Paulo do Carmo Martins, chefe Geral da Embrapa Gado de Leite

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Instituto de Laticínios Cândido Tostes para conhecer todas as etapas existentes, desde a chegada do leite até a saída dos produtos. Ocorreram palestras para complementar a visita e ressaltar os problemas que impactam a cadeia produtiva do leite.

Também estiveram na Fazenda de Gado de Leite Experimental da Embrapa, em Coronel Pacheco. As equipes passaram por todos os setores conhecendo o processo e os desafios existentes que podem ser resolvidos com soluções computacionais, visando aumentar a produção de leite.

Na mídia:

Durante a visita ao Instituto de Laticínios Cândido Tostes, a TV Integração entrevistou o integrante da equipe Helbert e está disponível em http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/mgtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/mgtv-2-edicao-programa-de-quarta-feira-06122017-na-integra/6339746/, no ponto 10 minutos.

A apresentação da equipe está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=p7N9ndK-q5Y&feature=youtu.be&t=1h4m47s.

Com informações da Embrapa Gado de Leite