UFLA iniciou seleção de novos bolsistas para o Programa BIC Júnior

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, no último sábado (09/12), 270 estudantes de escolas estaduais de Lavras que concorrem a vagas como bolsistas do Programa BIC Júnior. Nessa primeira etapa da seleção, os candidatos responderam a questões de raciocínio hipotético e dedutivo, e uma questão aberta, que avaliava o conhecimento sobre o Programa.

Segundo a coordenadora do BIC Jr. na UFLA, professora Rita de Cássia Suart, do Departamento de Química (DQI), uma ampla divulgação sobre o Programa e sobre o processo seletivo foi realizado nas escolas públicas de Lavras. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 13/12 (terça-feira) no site da PRP.

Haverá, ainda, uma fase do processo seletivo com entrevistas e dinâmicas, a serem conduzidas pela equipe de gestão do Programa.

O BIC Jr.

O Programa é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é despertar a vocação científica em estudantes do ensino médio da rede pública, incentivando talentos potenciais a prosseguir no caminho acadêmico. Durante os três anos do Ensino Médio, eles participam de atividades de pesquisa científica e tecnológica, com orientação de pesquisadores da Universidade.

Na UFLA, o BIC Jr. teve início em 2002. Atualmente, são 150 vagas do BIC Jr. na Instituição. Para a turma que ingressará em 2018, estão disponíveis 40 delas. As demais vagas estão sendo utilizadas pelas turmas que iniciaram em 2016 e 2017. Todos os anos, a UFLA certifica os estudantes concluintes do Programa em cerimônia oficial.