Pesquisadores da UFLA participam do IX Congresso de Tecnologia Pós-colheita e Agroexportações, no Chile

O Grupo de Pesquisa e o Núcleo de Estudos em Pós-colheita de Frutas e Hortaliças (Nepc) marcaram presença no IX Congresso de Tecnologia Pós-colheita e Agroexportações, realizado em Santiago do Chile, de 29/11 a 1º/12.

A equipe foi coordenada pelo professor do Departamento de Ciências dos Alimentos da UFLA (DCA), Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, integrante também do comitê científico do evento, e contou com as discentes de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Alimentos da UFLA, Jéssyca Santos Silva, Mariana Crivelari da Cunha e Nathane Silva Resende, além dos estudantes em Engenharia de Alimentos, Deyvid Henrique Braga e Maria Paula Pimenta Vilas Boas.

Os pesquisadores da UFLA apresentaram doze trabalhos durante o evento, a maioria deles voltados à caracterização e agregação de valores a frutos nativos do Cerrado e da Amazônia. O potencial nutricional, sensorial e funcional de frutos nativos, como araçá, araçá-boi, bacupari, gabiroba, mangaba, marmelada espinho, murici e puçás amarelo, marrom e preto, na forma in natura e processada, foi apresentada aos congressistas, oralmente e na forma de pôster.

A equipe divulgou, ainda, resultados de projetos envolvendo o uso de coberturas comestíveis à base de nanofibras de celulose na conservação de morangos minimamente processados, uma nova tendência de mercado. Os trabalhos expostos foram financiados pelas agências de fomento à pesquisa Capes, CNPq e Fapemig.

A viagem possibilitou também uma visita ao Instituto de Investigações Agropecuárias do Chile (INIA), em 27/11, conduzida pelo pesquisador chileno Bruno Defilippi Bruzzone, onde foram apresentados trabalhos relacionados aos aspectos de fisiologia e biotecnologia de abacate, mirtilo (blueberry) e uvas de mesa, além de pesquisas sobre marcadores moleculares associados à qualidade e melhoramento de uvas de mesa.