Zeus é destaque entre as equipes estreantes da 14ª fórmula SAE Brasil

Zeus na 14ª fórmula SAE Brasil

Entre as 12 equipes estreantes da 14ª fórmula SAE Brasil o núcleo de estudos Zeus foi o que obteve melhor desempenho com o seu veículo batizado de Caos, que conta com um motor de XJ6 de 600 cilindradas. Participaram da competição 50 carros a combustão e 15 elétricos. No ranking geral, entre estreantes e veteranos, Zeus obteve a 23ª posição.

O torneio dá aos alunos a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em engenharia através da aplicação das teorias aprendidas em sala de aula de uma maneira competitiva. O Caos possui capacidade para chegar a 160km/h. Há espaço para somente um ocupante. O motor foi adquirido; os demais sistemas do veículo foram projetados e construídos pelos membros do Zeus.

Essa foi a primeira participação de uma equipe da UFLA em competição com esse propósito.  O objetivo da 14ª fórmula SAE Brasil é que seja construído um veículo de corrida nos padrões SAE (sigla em inglês para Sociedade de Engenheiros Automotivos). Durante o evento, os carros passaram por provas estáticas e dinâmicas. A avaliação considerou o custo do projeto, sua gestão e apresentação de marketing.

Outras provas incluíram testes orais, inspeção de frenagem, teste de ruído e de inclinação. As provas dinâmicas ocorreram em seguida: testes de aceleração, enduro (eficiência e resistência), autocross e skid-pad. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, totalizando em mil pontos, a fim de garantir que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição.

Nas provas estáticas, a equipe precisou mostrar todos os detalhes do carro.  Tudo foi levado em conta: construção, performance, design, custos, consumo e segurança do automóvel. Somente após aprovação nas provas estáticas é que o carro pode mostrar o seu potencial na dinâmica. “Somente a vistoria durou cerca de quatro horas. São 200 páginas de regras para seguirmos, e na inspeção os juízes analisaram todos os detalhes. Neste ano o nível de exigência foi maior, eles foram mais rígidos e nos elogiaram muito, pois quase não tivemos problemas nas vistorias”, comenta o capitão da equipe, Hércules Nakai, estudante de Engenharia de Controle e Automação.

Sobre o Zeus

A equipe Zeus conta com 36 membros atualmente – estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação. Todos eles participaram da competição. Os estudantes colocaram em prática seus conhecimentos de engenharia, eletrônica, mecânica e gestão para criar um carro de competição Fórmula SAE, orientados pelos professores Jackson Antônio Barbosa e Diogo Maciel (ambos do Departamento de Engenharia – DEG) e a colaboração da professora Fabiana da Silva Feliz, do Departamento de Química (DQI).

Para o professor Diogo é uma satisfação ver o desempenho dos estudantes no núcleo de estudos. “Ainda não tivemos a formatura de uma turma de Engenharia e já temos um carro feito pelos nossos estudantes. É uma realização para nós”, comentou.