Acreditação CFMV: curso de Medicina Veterinária da UFLA é considerado excelência

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi acreditado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) como excelência. Os certificados serão entregues pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, aos representantes das instituições na próxima semana. Os selos de “Acreditado com Excelência” terão validade de cinco anos.

O Selo serve como referência para gestores educacionais, docentes, a sociedade em geral e sobretudo, estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada. O primeiro ciclo da acreditação dos cursos de Medicina Veterinária também trouxe reconhecimento a outras duas instituições: a Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, e a Universidade de São Paulo (USP).

O Brasil possui mais de 300 cursos de Medicina Veterinária.  A acreditação do CFMV visa estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade de cursos de graduação para a melhoria permanente da formação em Medicina Veterinária, necessária para a promoção do desenvolvimento da educação e da promoção da profissão no País.

O instrumento e os critérios de avaliação foram discutidos por diversos meses, até se chegar à fase experimental, que contou com visitas-piloto nas instituições. Para as três universidades acreditadas com excelência pelo CFMV o reconhecimento representa um passaporte de sucesso para a credibilidade nacional e internacional no ensino da Medicina Veterinária.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UFLA, professora Suely de Fátima Costa, destaca que a acreditação representa o comprometimento com os recém-formados e com a sociedade. “Nos preocupamos muito com os profissionais chegando no mercado e até que ponto estão preparados para atuar. Essa é mais uma maneira de mostrar quais os cursos estão bons e quais ainda precisam melhorar. Quem está em uma zona de conforto vai querer passar por esse processo”, acredita.

A coordenadora considera as avaliações como essenciais para os cursos. “Muitas vezes nosso olhar está viciado, por isso é importante esse olhar externo. Acredito que os cursos já acreditados irão motivar e servir de desafios para outras”, diz.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CFMV.