UFLA participa da primeira maratona de programação rural da cadeia do leite: Vacathon

Estudantes da UFLA

Evento, que acontece no período de 6 a 10 de dezembro, reunirá professores e estudantes de diversas instituições de ensino superior

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) já garantiu presença no Vacathon, uma inédita hackaton rural que vai movimentar as instalações da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG) e Coronel Pacheco (MG).  Com o objetivo de encontrar soluções digitais inovadoras para os desafios enfrentados pelos produtores no dia a dia das fazendas, o Vacathon reunirá 20 equipes durante cinco dias de evento.

O time da UFLA será liderado pela professora Marluce Rodrigues Pereira e contará com a participação dos estudantes de Medicina Veterinária Bruno Robson Santos e Helbert Freire da Cruz; de Ciência da Computação Gustavo Nunes de Moura e Roberto Gonçalves Santos Junior, e Sistemas de Informação Arlen Mateus Mendes Silva Pinto.

Nesta maratona de programação, as equipes de 20 instituições de ensino superior do País irão explorar dados abertos de pesquisas da Embrapa Gado de Leite para desenvolver projetos de software e hardware que respondam aos desafios enfrentados pelos produtores. “A proposta é permitir que os times conheçam mais sobre temáticas relacionadas à produção de leite na fazenda e, a partir disso, possam criar soluções inovadoras com ajuda de pesquisadores e produtores”, afirma o analista da Embrapa Gado de Leite, Wagner Arbex.

Durante a etapa de treinamento (bootcamp), os pesquisadores da Embrapa e produtores repassarão aos participantes informações sobre diversos aspectos da atividade de produção de leite em fazendas. Com base nessas informações, as equipes vão desenvolver uma solução computacional, na forma de aplicativo para dispositivo móvel ou “vestível”, de software web ou, ainda, solução de hardware e/ou software aplicadas, direcionadas ou baseadas em Internet das Coisas (IoT). “Todos os times receberão um mesmo conjunto de desafios, dados e recursos adicionais. A partir daí, devem escolher um dos desafios para propor e desenvolver a solução ou um protótipo de solução”, explica Wagner Arbex.

Avaliação, Critérios e Reconhecimento

A avaliação das soluções computacionais ou protótipos estará a cargo de uma comissão formada por profissionais de diversas áreas do agronegócio, especialistas em tecnologias digitais e em inovação e destacará as cinco melhores propostas apresentadas. Cada time terá cinco minutos para apresentar um pitch presencial, no qual serão julgados os seguintes critérios: impacto econômico, visão de futuro, barreiras de entrada, desenvolvimento e execução da proposta.

O Vacathon será realizado nas duas bases da Embrapa Gado de Leite: a sede, em Juiz de Fora, e a fazenda experimental, em Coronel Pacheco. A programação prevê visitas técnicas guiadas com transporte oferecido para o deslocamento entre a sede e a fazenda. O Vacathon compõe a programação da segunda edição do Ideas for Milk, que também terá um Desafio de Startups.

Informações da Embrapa Gado de Leite