I Congresso de Formação de Professoras e Professores foi realizado na UFLA

Com o objetivo de compartilhar vivências e experiências da Educação Básica e Superior,  foi realizado durante essa semana na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o I Congresso de Formação de Professoras e Professores. O evento contou com minicursos e palestras de diversas áreas, e ainda com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e atividades culturais.

A coordenadora do programa na UFLA, professora Jacqueline Magalhães Alves, do Departamento de Educação (DED/UFLA), afirma que promover esse congresso foi uma forma de divulgar  o Pibid e outros programas à comunidade “Essa semana é realizado na UFLA, o CIUFLA, o CONEX e o Congresso de Pós-Graduação e nós sempre participamos apresentado trabalhos, então resolvemos fazer esse evento com a expectativa que os próximos tenham uma abrangência maior das licenciaturas e pós graduação na área de ensino e educação e todos os projetos que estão relacionados, mas no geral o balanço foi bem positivo, ” explica.

O Pibid teve início na universidade em 2009 e hoje conta com 10 projetos, sendo oito licenciaturas, presenciais e a distância dos cursos de Química, Física, Ciências Biológicas, Matemática, Educação Física, Letras, e Filosofia. Atualmente cerca de 222 estudantes destas licenciaturas recebem bolsas do programa e desenvolvem projetos em escolas públicas de Lavras.

Para a professora Josefina Aparecida de Souza, um das coordenadoras do Pibid de Química, é importante com eventos assim envolver estudantes da iniciação à docência, da pós-graduação e professores como forma de se identificarem como um todo na sua formação, não só como Pibid, mas também como parte da universidade na qual estão inseridos .

Texto: Karina Mascarenhas, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig.

TVU Lavras está temporariamente fora do ar – acompanhe a programação pela internet

A partir desta sexta-feira (1/12), a TVU Lavras terá seu sistema analógico interrompido, sendo assim, nos próximos meses não haverá o sinal através do canal aberto. O motivo é que o projeto de digitalização da emissora está em processo de regularização.

Sendo assim, o desligamento será necessário, durante um período, para que sejam realizadas reformas na estrutura física da emissora. Com o sistema digital, a TVU voltará a ser exibida em toda a cidade com a qualidade HD.

Entretanto, o jornal TVU notícias, o programa esporte em foco e a programação diária estarão disponíveis nas redes sociais e no site:

Site: www.tvulavras.com.br

Facebook: www.facebook.com/tvuniversitaria

Youtube: www.youtube.com/tvulavras

Twitter: www.twitter.com/tvuniversitaria

Instagram: @tvulavras

UFLA realiza concurso público para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

A partir de 7 de dezembro estarão abertas as inscrições para o concurso público da Universidade Federal de Lavras (UFLA) destinado ao provimento de cargo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para dedicação exclusiva no Núcleo de Educação da Infância (NEDI). A titulação mínima exigida é graduação em Pedagogia, Normal Superior ou Educação Infantil.

Serão oferecidas duas vagas Classe D I, nível 1, com vencimento básico de 4.455,22 e retribuição por titulação (comprovada e não cumulativa). Também há o acréscimo de auxílio-alimentação e do auxílio- transporte, nos termos da legislação vigente.

As inscrições deverão ser realizadas no site www.prgdp.ufla.br/site/concursos/professor, a partir das 9 horas do dia 7/12/2017, até as 23h59 de 21/12/2017 (horário oficial de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 110,00.

A UFLA empregará os termos do artigo 1º do Decreto nº 6.593, de 2/10/2008, para isenção da taxa de inscrição, sendo considerado como isento o candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26/6/2007;

b) for, comprovadamente, membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007. Considera-se família de baixa renda, de acordo com o referido decreto, aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A isenção deverá ser solicitada somente no período de 7 a 11/12/2017.

O concurso será composto por três fases:

1ª fase: prova objetiva contendo questões de múltipla escolha (25 pontos) e prova Dissertativa (25 pontos), eliminatórias e classificatórias, com valor total de 50 pontos;

2ª fase: prova didática, eliminatória e classificatória, com valor de 30 pontos;

3ª fase: prova de títulos, classificatória, com valor de 20 pontos.

As provas objetiva e dissertativa (1ª fase) serão realizadas em Lavras, na data prevista de 4/2/2018. Data, horário e locais de prova, serão divulgados a partir do dia 29/1/2018.

Data, horário e local da sessão de sorteio do tema para a prova didática (2ª fase) serão divulgados após transcorrido o prazo de recurso contra o resultado da prova dissertativa.

É de exclusiva responsabilidade do candidato informar-se sobre a data, o horário e os locais de prova.

Mais informações poderão ser obtidas na Coordenadoria de Seleção da PRGDP pelo telefone (35) 3829-1146, ou na íntegra do Edital, disponível no site www.prgdp.ufla.br/site/concursos/professor.