Campus France abre candidaturas para graduação e pós na França – ano letivo 2018/2019

A Campus France, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior, abriu as inscrições para estudantes que desejam fazer graduação e pós-graduação na França no ano letivo 2018/2019 e para testes de proficiência na língua francesa (TCF DAP e do TCF Tout Public). O processo de candidatura destina-se exclusivamente aos estudantes brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que desejam realizar candidaturas em uma universidade/instituição francesa.

As candidaturas são oferecidas nas seguintes áreas de estudo:

• PACES (primeiro ano comum na área da saúde): formação que dá acesso aos cursos de odontologia, medicina, farmácia e obstetrícia (sage-femme) na França
  • 1º ano de Licence(“graduação”) em uma universidade francesa
  • 2º ano de Licence(L2 – “graduação”) em uma universidade francesa.
  • 3º ano de Licence(L3 – “graduação”), terceiro e último em uma universidade francesa.
  • 1º ano do Master(M1), primeiro ano de “pós-graduação” na França.
  • 2º ano do Master(M2), segundo e último ano de “pós-graduação” na França.
  • Arquitetura (diplomas de nível Licence ou de nível Master) ministradas nas Escolas Nacionais Superiores de Arquitetura (Écoles Nationales Supérieures d’Architecture– ENSA)
  • Diplôme Universitaire de Technologie(DUT) nos Instituts Universitaires Technologiques – diploma nível tecnólogo
  • Réseau Polytech– inscrição no terceiro ano universitário (primeiro ano do ciclo de engenharia) ou no primeiro ano do ciclo preparatório (2 anos) nas três Polytech que oferecem possibilidade para ingresso no primeiro ano. Duração total dos estudos: 5 anos. Seja qual for a via de acesso a uma formação Polytech, você inicia o procedimento pela plataforma Études en France, continua o processo de candidatura no site Polytech e depois você retorna para a plataforma Études en France para concluir o procedimento.

A organização oferece ainda vagas para o Bolsa Eiffel para brasileiros em mais de 20 programas para estudantes de mestrado e doutorado.

Para se candidatar, o estudante deve seguir as orientações da Campus France Brasil, pelo site www.bresil.campusfrance.org ou pelo email belohorizonte@campusfrancebrasil.com.br .